Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa
Palavras-chave:
Linguística Aplicada. Ensino de Língua Inglesa. Inglês como língua franca. Interculturalidade.Resumo
Este artigo traça um breve panorama da consolidação da Linguística Aplicada como ciência e, em seguida, aponta suas tendências contemporâneas de desenvolvimento. Perante a discussão proposta, pretende-se verificar como o conhecimento desenvolvido nessa área pode auxiliar nas investigações voltadas para o contexto de ensino/aprendizagem de línguas que busquem contemplar os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes da atual organização mundial. No segmento final deste trabalho, será dada particular atenção aos múltiplos desafios e mudanças de paradigmas que incidem, especificamente, sobre o ensino de inglês como língua franca e suas implicações no que se refere, em especial, à perspectiva intercultural de ensino. Para tanto, autores como Moita Lopes (1996, 2006, 2009), Celani (1998), Rajagopalan (2003, 2004, 2006), Kumaravadivelu (2006), Jenkins (2007), Seidlhofer (2011), Mendes (2007, 2008), dentre outros, darão sustento à discussão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.