O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
Palavras-chave:
Letramento literário. Formação inicial de docentes. Texto literário.Resumo
O presente texto buscar compreender qual a relação que o estudante do curso de Letras mantem com a leitura literária. Com base no conceito de letramento, que objetiva um ensino da língua relacionado com o cotidiano dos estudantes, esperamos apontar as deficiências da Educação Básica a partir da formação inicial dos docentes. O corpus de análise constitui-se em vinte e seis memoriais escritos, ao longo de 2013, por alunos do último ano do curso de Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Na escrita de suas histórias, embora sobressaia a dificuldade financeira para o acesso ao livro literário, é possível visualizar lembranças de leitura que marcaram suas vidas porque permitiram relacionar o conteúdo abordado na obra com experiências vividas por eles. Entretanto, é notória a falta, entre os estudantes, de uma prática de leitura, seja ela relacionada à literatura oral ou escrita. A análise dos memoriais aponta para a necessidade de que o letramento literário e a mediação de leitura façam parte da formação dos graduandos de letras, a fim de que os futuros professores possam vivenciar, na graduação, a experiência da leitura literária que não tiveram ao longo de suas trajetórias. Ao assumir a tarefa de formar leitores literários nos cursos de Letras (e demais licenciaturas), a universidade, indiretamente, estará contribuindo para que o letramento literário ocorra também na Educação Básica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.