Textos de estagiários e o professor observado: relações entre um ser genérico e um profissional efetivo

Autores

  • Luzia Bueno Universidade São Francisco

Palavras-chave:

figuras interpretativas do agir – trabalho do professor – textos de estagiários

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como o professor observado aparece em diferentes textos produzidos por estagiários e refletir sobre a validade do emprego de diferentes gêneros no processo de formação do futuro professor. Essas produções foram coletadas para a pesquisa de doutorado, de 2004 a 2007, e para uma pesquisa institucional que dava continuação à anterior, realizada no período de 2008 a 2012, em uma universidade particular do interior do estado de São Paulo. Para a fundamentação teórica, baseamo-nos no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2004, 2008) e na análise das figuras interpretativas do agir, conforme Bulea e Fristalon (2004) e também de acordo com pesquisas do Grupo ALTER (MAZZILO, 2006, BUENO, 2009). Como resultados, constatamos que cada gênero apresenta um conjunto de figuras, possibilitando ao estagiário construir diferentes representações do professor que ora aparece de modo idealizado e ora de modo mais próximo ao observado nas práticas de estágio. Esses resultados permitiram reflexões que geraram alterações no modo de conduzir o trabalho de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.05.2014

Como Citar

Bueno, L. (2014). Textos de estagiários e o professor observado: relações entre um ser genérico e um profissional efetivo. Raído, 8(15), 191–202. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3140

Edição

Seção

POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL