Textos de estagiários e o professor observado: relações entre um ser genérico e um profissional efetivo
Palabras clave:
figuras interpretativas do agir – trabalho do professor – textos de estagiáriosResumen
Este artigo tem como objetivo discutir como o professor observado aparece em diferentes textos produzidos por estagiários e refletir sobre a validade do emprego de diferentes gêneros no processo de formação do futuro professor. Essas produções foram coletadas para a pesquisa de doutorado, de 2004 a 2007, e para uma pesquisa institucional que dava continuação à anterior, realizada no período de 2008 a 2012, em uma universidade particular do interior do estado de São Paulo. Para a fundamentação teórica, baseamo-nos no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2004, 2008) e na análise das figuras interpretativas do agir, conforme Bulea e Fristalon (2004) e também de acordo com pesquisas do Grupo ALTER (MAZZILO, 2006, BUENO, 2009). Como resultados, constatamos que cada gênero apresenta um conjunto de figuras, possibilitando ao estagiário construir diferentes representações do professor que ora aparece de modo idealizado e ora de modo mais próximo ao observado nas práticas de estágio. Esses resultados permitiram reflexões que geraram alterações no modo de conduzir o trabalho de formação de professores.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.