Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Indexadores
Actual
Anteriores
Notícias
Registrarse
Entrar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 18 Núm. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II
Vol. 18 Núm. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II
(janeiro-junho/2016)
Publicado:
2016-07-28
NOTA DE LOS EDICTORES
Nota dos Editores
Leandro Baller, Fabiano Coelho
1 - 1
PDF (Português (Brasil))
EXPEDIENTE
Expediente
Leandro Baller, Fabiano Coelho
2 - 8
PDF (Português (Brasil))
PRESENTACIÓN
Apresentação
Adriana Aparecida Pinto, Renilson Rosa Ribeiro, Mairon Escorsi Valério
09 - 16
PDF (Português (Brasil))
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História
Raquel Alvarenga Sena Venera
17 - 31
PDF (Português (Brasil))
Ensino de História, estágio supervisionado e pesquisa histórica em Educação: lugares de convergência
Adriana Aparecida Pinto
32 - 50
PDF (Português (Brasil))
A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma Josenila Brito Soares
51 - 67
PDF (Português (Brasil))
Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
Júlio Ricardo Quevedo Santos, Aristeu Castilhos da Rocha
68 - 98
PDF (Português (Brasil))
O mau professor de História segundo os “guias politicamente incorretos de História”
Márcia Elisa Teté Ramos
99 - 122
PDF (Português (Brasil))
História de mudanças, mudanças da História: educação popular e representações sociais de estudantes do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (P. E. J. A.) – UNESP/Assis
Ronaldo Cardoso Alves, Stefânia Rosa Santos
123 - 142
PDF (Português (Brasil))
História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais
Luís César Castrillon Mendes, Mairon Escorsi Valério, Renilson Rosa Ribeiro
143 - 168
PDF (Português (Brasil))
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
Marcelo Fronza
169 - 185
PDF (Português (Brasil))
Expandindo as fronteiras do ensino: os conteúdos multimídias nas coleções de História do PNLD 2014
Dilton Cândido Santos Maynard
186 - 201
PDF (Português (Brasil))
Livros didáticos e ensino de História: a Comissão Nacional do Livro Didático, do Estado Novo ao período democrático (1938-1961)
Halferd Carlos Ribeiro Júnior
202 - 226
PDF (Português (Brasil))
Viajantes de Clio: intelectuais, intercâmbios e formação
Alexandra Lima da Silva
227 - 243
PDF (Português (Brasil))
Artes da memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação”
Maria Antonieta Antonacci
244 - 256
PDF (Português (Brasil))
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades
Cristiane Aparecida Zambolin Teodoro, Camila José Galindo
257 - 275
PDF (Português (Brasil))
Educação e antiguidade no século XVIII francês
Adilton Luís Martins
276 - 295
PDF (Português (Brasil))
Propostas para o ensino de História: a construção de um saber escolar
Katia Maria Abud
296 - 304
PDF (Português (Brasil))
Aprender com objetos no Museu da República: propostas de leitura das dobras do tempo
Carina Martins Costa, Marta Cristina Dile Robalinho
305 - 321
PDF (Português (Brasil))
Família como sujeito na historiografia didática sobre o contemporâneo e o tempo presente
Itamar Freitas, Margarida Maria Dias de Oliveira
322 - 338
PDF (Português (Brasil))
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino
Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Braga Garcia
339 - 356
PDF (Português (Brasil))
ARTÍCULOS LIBRES
O trânsito de cativos do Oeste da América portuguesa para espanhola: fugas, sequestros e a busca por liberdade (século XVIII)
Bruno Pinheiro Rodrigues
357 - 374
PDF (Português (Brasil))
Ações do estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica: da promulgação da Constituição Federal (de 1988 à 1998)
Andréia Vicência Vitor Alves, Alessandra Domingos de Souza, Marianne Pereira de Souza
375 - 392
PDF (Português (Brasil))
O periodismo e a construção da identidade nacional paraguaia no decurso e no pós-guerra da Tríplice Aliança (1864-1870)
Valdir Aragão do Nascimento
393 - 414
PDF (Português (Brasil))
A escrita de Guido Alcalá e a Literatura latino-americana nos anos de 1970
Lorena Zomer
415 - 430
PDF (Português (Brasil))
A praça como objeto de estudo de uma pequena cidade
Marcos Clair Bovo, Fábio André Hahn, Tatiane Monteiro Ré
431 - 456
PDF (Português (Brasil))
O progresso da Amazônia a preço de vidas: a repressão militar no Araguaia mato-grossense (1970)
Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa, Luciene Aparecida Castravechi
457 - 481
PDF (Português (Brasil))
REVISIÓN
“O que é pensar historicamente em...?”
Amauri Júnior da Silva Santos
482 - 487
PDF (Português (Brasil))
Especialistas na Migração
Regina Weber
488 - 492
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Indexadores
Desarrollado por
Open Journal Systems
Preservada en: