Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História
Palavras-chave:
História da Educação. Política Educacional. Ensino de História.Resumo
Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa sobre as práticas discursivas privilegiadas nos concursos para docentes do Ensino Superior, adjunto e ou assistente, desenvolvida em 2010. As fontes foram analisadas se utilizando da Análise do Discurso, AD, em diálogo com a História do Tempo Presente. Os resultados evidenciam que não está em questão o sentido imediato de leitura que os editais suscitam, mas estamos, no tempo presente, diante de escolhas entre os profissionais com graduação em História que decidiram pesquisar temas específicos do ensino ou aqueles que preferiram continuar na História com outros temas alheios ao ensino. Esse dado aponta para uma memória de “longa duração” nos sentidos sobre formação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-28
Como Citar
Venera, R. A. S. (2016). Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História. Fronteiras, 18(31), 17–31. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5450
Edição
Seção
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).