Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino
Palavras-chave:
Didática da História. Manuais de Didática da História. Formação de professores de História.Resumo
Apresenta resultados de análise de manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos como obras que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino. Aceita a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Toma o pressuposto de que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que as(os) autores(as) dos manuais têm o objetivo de estabelecer diálogos com professores formadores, formados ou em processo de formação a respeito de possibilidades para ensinar e aprender História, expressando determinadas concepções quanto à função do professor e quanto a práticas de ensino mais adequadas, particularmente marcadas pelas abordagens construtivistas e sócio interacionistas e pela ênfase na perspectiva de instrumentalização da ação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-28
Como Citar
Rodrigues Junior, O., & Garcia, T. B. (2016). Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino. Fronteiras, 18(31), 339–356. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5473
Edição
Seção
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).