A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
Palavras-chave:
Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.Resumo
Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-28
Como Citar
Fronza, M. (2016). A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História. Fronteiras, 18(31), 169–185. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5462
Edição
Seção
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).