A escrita de Guido Alcalá e a Literatura latino-americana nos anos de 1970
Palavras-chave:
Ditadura Militar Paraguaia. Memória. Literatura.Resumo
O jornalista e escritor paraguaio Guido Rodriguez Alcalá iniciou a sua escrita nos anos de 1960, entretanto, é a partir de meados de 1970, após várias viagens pela Europa e pelos Estados Unidos, que passou a escrever diversos contos acerca do cotidiano paraguaio e antologias sobre a escrita paraguaia. Em geral, todas as publicações preocupam-se ou com a história política paraguaia ou com a ditadura militar de Stroessner, sofrida diretamente pelo periodista. O que objetivo nesse artigo é analisar a relação do estilo de escrita latino-americana que estava se desenvolvendo com a literatura de Guido Rodriguez Alcalá, ao mesmo tempo em que trabalho ideias sobre dois contos, chamados La session de la OEA e Memorias de una sindicalista. Esse estudo é importante, em especial, em um contexto de revisões historiográficas sobre um passado ainda recente, porém com muitos temas ainda a compreender e a analisar e, especialmente, como podem modificar ou contribuir com a memória da ditadura militar paraguaia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-28
Como Citar
Zomer, L. (2016). A escrita de Guido Alcalá e a Literatura latino-americana nos anos de 1970. Fronteiras, 18(31), 415–430. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5477
Edição
Seção
ARTIGOS LIVRES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).