Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades
Palavras-chave:
Necessidades Formativas de professoras. Saberes Históricos. Educação infantil.Resumo
As reflexões contidas neste texto são resultantes de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – CNPq/UFMT, a qual buscou identificar a representação de necessidades que professoras da Educação Infantil têm acerca da construção de saberes históricos junto as crianças. O tema em questão foi escolhido em função da emergência de conhecimentos sobre a perspectiva do ensino e de práticas pedagógicas relacionadas a construção de saberes históricos junto as crianças bem como de precisar necessidades formativas a partir da voz dos sujeitos. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa de cunho empírico assenta-se no método de Discrepância utilizado para analisar necessidades formativas, o qual consiste em evidenciar discrepâncias entre o real e o ideal. A análise dos dados permite afirmar que a pluralidade existente na formação dos saberes docentes interfere na concepção de História das docentes, induzindo suas práticas pedagógicas. Apontamos a conscientização das lacunas e carências evidenciadas como condição para promover práticas educativas experienciais, voltadas à construção de conhecimentos históricos, condizentes com a aprendizagem na infância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-28
Como Citar
Teodoro, C. A. Z., & Galindo, C. J. (2016). Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades. Fronteiras, 18(31), 257–275. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5467
Edição
Seção
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).