Ensino de História, estágio supervisionado e pesquisa histórica em Educação: lugares de convergência

Autores

  • Adriana Aparecida Pinto Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Ensino de História. Estágio supervisionado. Pesquisa histórica em educação.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma das ações realizadas no Laboratório de Ensino de História - LABhis - , da Universidade Federal da Grande Dourados. Trata-se da articulação entre o ofício do historiador e a pesquisa em educação na perspectiva histórica, de modo a atender ao levantamento, sistematização e organização de documentação em apoio à consolidação da escola como lugar de memória, vinculando espaços desta natureza ao ensino e aprendizagem de História. Essa demanda surgiu no interior das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado em História, na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo, localizada na periferia de Dourados, Mato Grosso do Sul, a qual identificou, com base nos questionamentos de alunos estagiários, que não tinha elementos para “contar” a sua história, excetuando àqueles de origem oficial e normativa. Desde então, a partir de 2014, os trabalhos vêm sendo organizados em parceria com a equipe pedagógica e administrativa, pela via de professores ao lado dos alunos, em prol do levantamento de fontes relacionadas à memória (entrevistas e depoimentos), fotografias, publicações na imprensa periódica da região, para posterior organização, catalogação e análises visando ao registro e escrita da Memória de Instituições Escolares da cidade de Dourados e região.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Pinto, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2016-07-28

Como Citar

Pinto, A. A. (2016). Ensino de História, estágio supervisionado e pesquisa histórica em Educação: lugares de convergência. Fronteiras, 18(31), 32–50. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5456

Edição

Seção

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II