Ensino de História, estágio supervisionado e pesquisa histórica em Educação: lugares de convergência
Palavras-chave:
Ensino de História. Estágio supervisionado. Pesquisa histórica em educação.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma das ações realizadas no Laboratório de Ensino de História - LABhis - , da Universidade Federal da Grande Dourados. Trata-se da articulação entre o ofício do historiador e a pesquisa em educação na perspectiva histórica, de modo a atender ao levantamento, sistematização e organização de documentação em apoio à consolidação da escola como lugar de memória, vinculando espaços desta natureza ao ensino e aprendizagem de História. Essa demanda surgiu no interior das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado em História, na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo, localizada na periferia de Dourados, Mato Grosso do Sul, a qual identificou, com base nos questionamentos de alunos estagiários, que não tinha elementos para “contar” a sua história, excetuando àqueles de origem oficial e normativa. Desde então, a partir de 2014, os trabalhos vêm sendo organizados em parceria com a equipe pedagógica e administrativa, pela via de professores ao lado dos alunos, em prol do levantamento de fontes relacionadas à memória (entrevistas e depoimentos), fotografias, publicações na imprensa periódica da região, para posterior organização, catalogação e análises visando ao registro e escrita da Memória de Instituições Escolares da cidade de Dourados e região.Downloads
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Publicado
2016-07-28
Como Citar
Pinto, A. A. (2016). Ensino de História, estágio supervisionado e pesquisa histórica em Educação: lugares de convergência. Fronteiras, 18(31), 32–50. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5456
Edição
Seção
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
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