Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Atual
Anteriores
Notícias
Cadastro
Acesso
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II
v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II
(janeiro-junho/2016)
Publicado:
2016-07-28
NOTAS
Nota dos Editores
Leandro Baller, Fabiano Coelho
1 - 1
PDF
EXPEDIENTE
Expediente
Leandro Baller, Fabiano Coelho
2 - 8
PDF
APRESENTAÇÃO
Apresentação
Adriana Aparecida Pinto, Renilson Rosa Ribeiro, Mairon Escorsi Valério
09 - 16
PDF
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História
Raquel Alvarenga Sena Venera
17 - 31
PDF
Ensino de História, estágio supervisionado e pesquisa histórica em Educação: lugares de convergência
Adriana Aparecida Pinto
32 - 50
PDF
A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma Josenila Brito Soares
51 - 67
PDF
Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
Júlio Ricardo Quevedo Santos, Aristeu Castilhos da Rocha
68 - 98
PDF
O mau professor de História segundo os “guias politicamente incorretos de História”
Márcia Elisa Teté Ramos
99 - 122
PDF
História de mudanças, mudanças da História: educação popular e representações sociais de estudantes do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (P. E. J. A.) – UNESP/Assis
Ronaldo Cardoso Alves, Stefânia Rosa Santos
123 - 142
PDF
História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais
Luís César Castrillon Mendes, Mairon Escorsi Valério, Renilson Rosa Ribeiro
143 - 168
PDF
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
Marcelo Fronza
169 - 185
PDF
Expandindo as fronteiras do ensino: os conteúdos multimídias nas coleções de História do PNLD 2014
Dilton Cândido Santos Maynard
186 - 201
PDF
Livros didáticos e ensino de História: a Comissão Nacional do Livro Didático, do Estado Novo ao período democrático (1938-1961)
Halferd Carlos Ribeiro Júnior
202 - 226
PDF
Viajantes de Clio: intelectuais, intercâmbios e formação
Alexandra Lima da Silva
227 - 243
PDF
Artes da memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação”
Maria Antonieta Antonacci
244 - 256
PDF
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades
Cristiane Aparecida Zambolin Teodoro, Camila José Galindo
257 - 275
PDF
Educação e antiguidade no século XVIII francês
Adilton Luís Martins
276 - 295
PDF
Propostas para o ensino de História: a construção de um saber escolar
Katia Maria Abud
296 - 304
PDF
Aprender com objetos no Museu da República: propostas de leitura das dobras do tempo
Carina Martins Costa, Marta Cristina Dile Robalinho
305 - 321
PDF
Família como sujeito na historiografia didática sobre o contemporâneo e o tempo presente
Itamar Freitas, Margarida Maria Dias de Oliveira
322 - 338
PDF
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino
Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Braga Garcia
339 - 356
PDF
ARTIGOS LIVRES
O trânsito de cativos do Oeste da América portuguesa para espanhola: fugas, sequestros e a busca por liberdade (século XVIII)
Bruno Pinheiro Rodrigues
357 - 374
PDF
Ações do estado de Mato Grosso do Sul para a gestão da educação básica: da promulgação da Constituição Federal (de 1988 à 1998)
Andréia Vicência Vitor Alves, Alessandra Domingos de Souza, Marianne Pereira de Souza
375 - 392
PDF
O periodismo e a construção da identidade nacional paraguaia no decurso e no pós-guerra da Tríplice Aliança (1864-1870)
Valdir Aragão do Nascimento
393 - 414
PDF
A escrita de Guido Alcalá e a Literatura latino-americana nos anos de 1970
Lorena Zomer
415 - 430
PDF
A praça como objeto de estudo de uma pequena cidade
Marcos Clair Bovo, Fábio André Hahn, Tatiane Monteiro Ré
431 - 456
PDF
O progresso da Amazônia a preço de vidas: a repressão militar no Araguaia mato-grossense (1970)
Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa, Luciene Aparecida Castravechi
457 - 481
PDF
RESENHAS
“O que é pensar historicamente em...?”
Amauri Júnior da Silva Santos
482 - 487
PDF
Especialistas na Migração
Regina Weber
488 - 492
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Indexadores
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Revista preservada em: