Família como sujeito na historiografia didática sobre o contemporâneo e o tempo presente

Autores

  • Itamar Freitas Universidade Federal da Grande Dourados
  • Margarida Maria Dias de Oliveira

Palavras-chave:

Família. Ensino de História. Livro didático.

Resumo

Este artigo trata do sentido de família, representado textual e iconograficamente nos livros didáticos de história destinados ao ensino fundamental no Brasil. Com ele, dissertamos brevemente sobre a família como sujeito histórico e a presença da família na historiografia didática para adolescentes. Após análise imagética e procedimentos quantitativos, concluímos que o lugar da família nesse gênero textual formativo é marcado por uma assimetria entre os diferentes arranjos vividos pelos alunos e o predomínio do modelo nuclear expresso pelos autores de livros didáticos. O discurso da grande mídia, da Igreja e da maioria dos partidos políticos é um dos responsáveis pela contradição entre a imagem “sofredora” do ente família e a interdição de um tipo de família, bastante comum entre os alunos dos anos finais da escolarização básica: a família do tipo monoparental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2016-07-28

Como Citar

Freitas, I., & Oliveira, M. M. D. de. (2016). Família como sujeito na historiografia didática sobre o contemporâneo e o tempo presente. Fronteiras, 18(31), 322–338. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5472

Edição

Seção

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II