Aulas de streaming: recurso e estratégia didática no ensino à distância de matemática

Klayton Santana Porto, Luana Silva Santana

Resumo


Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira as aulas de streaming podem ser utilizadas como recurso e estratégia didática no ensino à distância de matemática. Através do streaming torna-se possível e viável a transmissão rápida e ininterrupta de qualquer mídia eletrônica, representando um importante recurso a ser utilizado em aulas de matemática na modalidade à distância. Nessa modalidade de aulas de matemática podem ser transmitidas mídias no formato de vídeo e áudio. Assim, é possível que alunos, professores e tutores assistirem e escutarem mídias neste formato através da Internet e até mesmo participarem de eventos à distância ou de videoconferências ao vivo.

Palavras-chave


Streaming. Tecnologia. Aulas de Matemática. Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: MEC, 20 dez. 1996. IN: Processo seletivo para dirigentes escolares da rede pública estadual de ensino: formação de gestores. Kathia Marise Borges Sales (Org.). UNEB. Salvador: EGBA, 2008.

(DVD com 6 módulos, textos complementares, documentos oficiais e videoconferências.).

BRUM, Jaqueline Magalhães. O uso das tecnologias da informação e comunicação por professores de Matemática. IN: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004, Pernambuco. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife: UFPE, 2004. v. único. Artigo. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/06/CC56023960715.pdf. Acesso em: 15 mar. 2016.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A Matemática nas escolas. IN: Educação Matemática em Revista. dd. especial: formação de professores, 2002.

HANNEL, Kelly. Contribuições ao Processo de Comunicação na Internet Baseado em Videoconferência e Streaming de Áudio e Vídeo. Monografia (graduação). Bacharelado em Ciência da Computação. Orientador: Ricardo Azambuja Silveira. Co-orientador: Raymundo Carlos Machado. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de

Pelotas: Pelotas, 2005. Disponível em: http://prg.ufpel.edu.br/sisbi/bibct/ acervo/info/2005/mono_kelly_hannel.pdf Acesso: 08 jan. 2016.

MELO NETO, José Augusto; MELLO, Luci Ferraz de; XIMENES, Maria Augusta da Silva. Processos Comunicacionais na Educação com Mediação Tecnológica no Estado do Amazonas. Artigo. São Paulo: 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/167.pdf. Acesso em: 20 jan. 2016.

OLIVEIRA, José Carlos Gomes. Reflexões sobre o uso da calculadora. IN: A visão dos professores de Matemática do Estado do Paraná em relação ao uso de calculadoras na aula de Matemática. Tese (doutorado). Orientador: Sérgio Lorenzato. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: [s.n.], 1999.

PORTO, Klayton Santana. O editor de apresentação como suporte e subsídio para as aulas de streaming: um recurso para aulas na modalidade à distância. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE) v.14. n. 1, p. 249-265 jan. /abr. 2014.

_______________________; SANTANA, Luana Silva. A utilização do streaming como recurso didático na educação. Revista Espaço Acadêmico. Maringá (PR), n. 161, out. 2014.

SILVA, Cezar Sarly da Silva; SANTOS, Letícia Machado dos; MACHADO, Patrícia Matos. O papel do Professor em Educação a Distância: uma abordagem centrada no uso das aulas de videostreaming como estratégia de ensino e aprendizagem. IN: Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EaD: tendências e práticas atuais. v. 1. Letícia Machado

dos Santos (Org.). Salvador: Fast Design, 2010.

SILVA, Maria Valesca Damásio de Carvalho; SANTOS, Letícia Machado dos. Saberes Necessários para Atuação em EAD: da Tutoria à Coordenação de Curso. IN: Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EAD: Tendências e Práticas Atuais. v. 3. Letícia Machado

dos Santos (Org.). Salvador: Fast Design, 2012.

VASQUES, Adolfo Sanchez. Unidade entre Teoria e Prática. IN: Filosofia da Práxis. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.