Engenheiros do Futuro: o perfil dos estudantes de engenharia a distância no Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Educação em engenharia, Ensino a distância, Perfil dos Estudantes, Estratégias educacionaisResumo
O estudo investigou o perfil dos estudantes dos cursos de Engenharia de uma universidade EAD em Porto Alegre (RS), abrangendo estudantes do primeiro ao décimo semestre. De natureza quantitativa e descritiva, a pesquisa traçou um panorama das características socioeconômicas, culturais, escolares e acadêmicas, além de analisar impressões, expectativas profissionais e qualidade de vida dos alunos. Os resultados evidenciaram a importância de um ensino alinhado às demandas da indústria e da sociedade, visando formar profissionais competentes, éticos e socialmente responsáveis. Destacaram-se habilidades essenciais como análise crítica, criatividade, ética, comprometimento com a segurança e o meio ambiente, resolução de problemas e trabalho em equipe. O estudo também abordou a disponibilidade docente, adequação da didática e recursos tecnológicos, além do impacto da pandemia nos estudos. Constatou-se que renda familiar, responsabilidades financeiras e carga de trabalho influenciam fortemente as experiências acadêmicas, oferecendo subsídios para estratégias educacionais mais eficazes e alinhadas à formação atual de engenheiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
