Sala de Aula Invertida na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática: um estado da arte das produções científicas

The flipped classroom model in math teachers’ continuing education: revisiting scientific studies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18153

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Formação de Professores, Metodologia Ativa

Resumo

A metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) tem se estabelecido progressivamente como uma prática educacional nos primeiros 20 anos do século XXI, embora ainda enfrente desafios significativos para sua adoção efetiva por professores em sala de aula. Nesse cenário, este estudo visa identificar e descrever pesquisas nacionais e internacionais sobre o uso do SAI na formação continuada de docentes de matemática. Para explorar esse tema, elaborou-se a seguinte questão orientadora: Como foram desenvolvidas e divulgadas as experiências de formação continuada com a SAI para professores de matemática? A fim de responder a essa questão, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica focada no Estado da Arte, analisando periódicos classificados pela Plataforma Sucupira da CAPES, de qualis A1 a B5, publicados entre 2006 e 2022. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. De forma geral, os resultados destacam a necessidade de expandir os estudos sobre o SAI na formação continuada de professores, considerando que a aplicação dessa metodologia no ensino pode facilitar o aprendizado de conteúdos matemáticos pelos alunos.

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Biografia do Autor

Nadson Santos de Castro Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Estudante de Mestrado

Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEDUC-BA)

Valença, Bahia, Brasil

Claudinei de Camargo Sant’Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Irani Parolin Sant’Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Castro Junior, N. S. de, Sant’Ana, C. de C., & Sant’Ana, I. P. (2024). Sala de Aula Invertida na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática: um estado da arte das produções científicas: The flipped classroom model in math teachers’ continuing education: revisiting scientific studies. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(4), 50–70. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18153

Edição

Seção

Artigos