Sala de Aula Invertida na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática: um estado da arte das produções científicas
The flipped classroom model in math teachers’ continuing education: revisiting scientific studies
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18153Keywords:
Flipped Classroom, Teacher Continuing Education, Mathematics EducationAbstract
A sala de aula invertida tornou-se uma tendência significativa na educação nas primeiras duas décadas do século 21, mas ainda existem desafios significativos para os professores adotarem este novo método. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo identificar e descrever pesquisas nacionais e internacionais que abordam a Sala de Aula Invertida na formação continuada de professores de matemática. Para tanto, adotamos a seguinte questão de pesquisa: Como têm sido desenvolvidas e divulgadas experiências de formação continuada com Sala de Aula Invertida para professores de matemática em pesquisas nacionais e internacionais? Para responder à questão de pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado da Arte em periódicos nacionais e internacionais da área de avaliação “Educação”, segundo a Plataforma Sucupira da CAPES, que teve classificação qualis de A1 a B5, no período de janeiro 2006 a dezembro de 2022. Como instrumento de interpretação dos dados, adotamos a análise categorial baseada na Análise de Conteúdo. De modo geral, os resultados demonstram a necessidade de novas pesquisas abordando a Sala de Aula Invertida na formação continuada de professores de matemática, pois esta metodologia pode potencializar a aprendizagem de conceitos matemáticos.
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