Potencialidades envolvidas em uma atividade investigativa sobre Geometrias Plana e Espacial com o uso do GeoGebra 3D
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17598Palavras-chave:
GeoGebra 3D, Geometria, Três Mundos da MatemáticaResumo
Neste artigo avaliamos potencialidades envolvidas em uma atividade investigativa sobre Geometrias Plana e Espacial com o uso do GeoGebra 3D. Para isso, realizamos uma oficina online sobre o uso deste aplicativo para 17 licenciandos em Matemática de uma instituição pública de ensino, seguida da aplicação da atividade investigativa. Para a análise da atividade, selecionamos um dos participantes, que teve sua resolução gravada. Os Três Mundos da Matemática é o referencial teórico que sustenta nossas análises. Os resultados indicam potencialidades da atividade proposta e do uso do GeoGebra 3D nos processos de elaboração de definições, conjecturas e justificativas no Ensino de Geometrias Plana e Espacial, que são evidenciadas nas construções, visualizações, medições, levantamento de hipótese e conclusões apresentadas pelo participante.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado em 29 de novembro, 2023, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
Guimarães, R. C. C.; Vieira, W.; Imafuku, R. S.; Pereira, E. F. M. (2021). Uso do smartphone na investigação sobre propriedades de quadriláteros notáveis. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 61, 1-20. https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/226
Lecrer, O. P. V. G.; Pazuch, V. (2020). O ensino de Geometria Espacial: um panorama de pesquisas por meio de uma metassíntese. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9 (20), 38-61. https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6258
Leme, C. B. (2017). O Uso do GeoGebra no Ensino da Geometria Espacial para Alunos do 2º Ano do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa. https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2429/1/Claudio%20Leme.pdf
Macedo, I. S. (2013). Facilitando o Estudo da Geometria Espacial com o GeoGebra 3D. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática), Universidade Federal da Bahia. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22977
Silva, M. D. F.; Lyra, A. B. (2020). O Uso do GeoGebra em Atividades Matemáticas na Formação Docente. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 10 (2), 18-34. https://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5012/0
Sousa, R. C. de; Alves, F. R. V.; Fontenele, F. C. F. (2020). Aspectos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) Aplicada ao Ensino de Geometria Espacial Referente às Questões do ENEM com Amparo do Software GeoGebra. ALEXANDRIA: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 13 (2), 123-142. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363
Souza, V. H. G.; Bonomi, M. C.; Vieira, W.; Imafuku, R.S. (2020). Cônicas com dobraduras e GeoGebra: uma possível abordagem para a educação básica. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 59, 83-101. https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/128
Tall, D. O. (2013). How humans learn to think mathematically: exploring the Three Worlds of Mathematics (1st Edition ed.). Cambridge, England: Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.