Potencialidades involucradas en una actividad investigativa sobre Geometrías Plana y Espacial usando el GeoGebra 3D
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17598Palabras clave:
GeoGebra 3D, Geometría, Tres Mundos de las MatemáticasResumen
En este artículo evaluamos las potencialidades involucradas en una actividad investigativa sobre Geometrías Planas y Espaciales utilizando GeoGebra 3D. Para ello, realizamos un taller en línea sobre el uso de esta aplicación para 17 egresados de Matemáticas de una institución educativa pública, seguido de la aplicación de la actividad investigativa. Para el análisis de la actividad se seleccionó a uno de los participantes, cuya resolución quedó registrada. Los Tres Mundos de las Matemáticas es el marco teórico que sustenta nuestros análisis. Los resultados indican el potencial de la actividad propuesta y el uso de GeoGebra 3D en los procesos de elaboración de definiciones, conjeturas y justificaciones en la enseñanza de geometrías planas y espaciales.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado em 29 de novembro, 2023, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
Guimarães, R. C. C.; Vieira, W.; Imafuku, R. S.; Pereira, E. F. M. (2021). Uso do smartphone na investigação sobre propriedades de quadriláteros notáveis. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 61, 1-20. https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/226
Lecrer, O. P. V. G.; Pazuch, V. (2020). O ensino de Geometria Espacial: um panorama de pesquisas por meio de uma metassíntese. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9 (20), 38-61. https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6258
Leme, C. B. (2017). O Uso do GeoGebra no Ensino da Geometria Espacial para Alunos do 2º Ano do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa. https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2429/1/Claudio%20Leme.pdf
Macedo, I. S. (2013). Facilitando o Estudo da Geometria Espacial com o GeoGebra 3D. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática), Universidade Federal da Bahia. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22977
Silva, M. D. F.; Lyra, A. B. (2020). O Uso do GeoGebra em Atividades Matemáticas na Formação Docente. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 10 (2), 18-34. https://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5012/0
Sousa, R. C. de; Alves, F. R. V.; Fontenele, F. C. F. (2020). Aspectos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) Aplicada ao Ensino de Geometria Espacial Referente às Questões do ENEM com Amparo do Software GeoGebra. ALEXANDRIA: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 13 (2), 123-142. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363
Souza, V. H. G.; Bonomi, M. C.; Vieira, W.; Imafuku, R.S. (2020). Cônicas com dobraduras e GeoGebra: uma possível abordagem para a educação básica. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 59, 83-101. https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/128
Tall, D. O. (2013). How humans learn to think mathematically: exploring the Three Worlds of Mathematics (1st Edition ed.). Cambridge, England: Cambridge University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.