Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589

Palabras clave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Atos dialógicos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumen

En este artículo, un extracto de un estudio de doctorado más amplio, pretendemos 1) encuestar la toma de decisiones de los estudiantes en situaciones relacionadas con las finanzas, que involucran aspectos matemáticos y no matemáticos, y 2) identificar, desde la perspectiva del Modelo de Cooperación Investigativa. , actos dialógicos establecidos en las discusiones propuestas. Como marco teórico utilizamos la Educación en Matemática Crítica discutida por Ole Skovsmose. Como procedimientos metodológicos, los estudiantes participaron en el diálogo: “Qué celular elegir”. Identificamos que los estudiantes de 5to año reflexionan sobre temas relacionados con las discusiones propuestas, presentando sus puntos de vista y experiencias cotidianas, favoreciendo las discusiones propuestas. En cuanto a la promoción de actos dialógicos, notamos la presencia de la mayoría de estos actos, con establecimientos de contacto, posicionamientos, percepciones, desafíos y valoraciones. Destacamos la importancia de estudios que ofrezcan a los estudiantes momentos de diálogo, en los que se conviertan en agentes de los procesos de enseñanza y aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Laís Thalita Bezerra dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Integrante do GREDAM - Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica, coordenado pela professora doutora Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa. Professora efetiva em duas redes municipais do Estado de Pernambuco.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM). Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas aditivos, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, livro didático, formação de professores e produção de textos matemáticos.

Citas

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2004). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e aprendizagem em educação

matemática (2ª ed., Orlando Figueiredo, Trans.). Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Original work publicado em 2004).

Santos, L. (2023). Como estudantes de 5º ano refletem sobre temáticas relacionadas à educação financeira escolar? Um olhar na perspectiva dos atos dialógicos (Tese de doutorado). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Santos, L. (2017). Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: Quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus.

Publicado

2025-09-14

Cómo citar

Santos, L. T. B. dos, & Pessoa, C. A. dos S. (2025). Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025019. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589

Número

Sección

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA