Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Atos dialógicos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

No presente artigo, recorte de um estudo maior, de Doutorado, objetivamos 1) Sondar tomadas de decisão de estudantes em situações relacionadas às finanças, que envolviam aspectos matemáticos e não matemáticos e 2) Identificar, na perspectiva do Modelo de Cooperação Investigativa, atos dialógicos estabelecidos nas discussões propostas. Como referencial teórico, utilizamos a Educação Matemática Crítica discutida por Ole Skovsmose. Como procedimentos metodológicos, os estudantes participaram do momento de diálogo: “Qual celular escolher?”. Identificamos que estudantes do 5º ano possuem reflexões sobre temáticas relacionadas às discussões propostas, apresentando seus pontos de vista e experiências cotidianas, favorecendo as discussões propostas. No que se refere à promoção de atos dialógicos, percebemos a presença da maioria desses atos, com estabelecimentos de contato, posicionamentos, percepções, desafios e avaliações. Ressaltamos a importância de estudos que proponham aos estudantes momentos de diálogo, em que eles se tornem agentes nos processos de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Thalita, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Integrante do GREDAM - Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica, coordenado pela professora doutora Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa. Professora efetiva em duas redes municipais do Estado de Pernambuco.

Cristiane Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM). Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas aditivos, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, livro didático, formação de professores e produção de textos matemáticos.

Referências

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2004). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e aprendizagem em educação

matemática (2ª ed., Orlando Figueiredo, Trans.). Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Original work publicado em 2004).

Santos, L. (2023). Como estudantes de 5º ano refletem sobre temáticas relacionadas à educação financeira escolar? Um olhar na perspectiva dos atos dialógicos (Tese de doutorado). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Santos, L. (2017). Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: Quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus.

Downloads

Publicado

2025-09-14

Como Citar

Santos, L. T. B. dos, & Pessoa, C. A. dos S. (2025). Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025019. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA