Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589Palavras-chave:
Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Atos dialógicos, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
No presente artigo, recorte de um estudo maior, de Doutorado, objetivamos 1) Sondar tomadas de decisão de estudantes em situações relacionadas às finanças, que envolviam aspectos matemáticos e não matemáticos e 2) Identificar, na perspectiva do Modelo de Cooperação Investigativa, atos dialógicos estabelecidos nas discussões propostas. Como referencial teórico, utilizamos a Educação Matemática Crítica discutida por Ole Skovsmose. Como procedimentos metodológicos, os estudantes participaram do momento de diálogo: “Qual celular escolher?”. Identificamos que estudantes do 5º ano possuem reflexões sobre temáticas relacionadas às discussões propostas, apresentando seus pontos de vista e experiências cotidianas, favorecendo as discussões propostas. No que se refere à promoção de atos dialógicos, percebemos a presença da maioria desses atos, com estabelecimentos de contato, posicionamentos, percepções, desafios e avaliações. Ressaltamos a importância de estudos que proponham aos estudantes momentos de diálogo, em que eles se tornem agentes nos processos de ensino e de aprendizagem.
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Referências
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