Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589

Keywords:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Atos dialógicos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Abstract

In this article, an excerpt from a larger PhD study, we aimed to 1) Examine students’ decision-making in situations related to finances, which involved mathematical and non-mathematical aspects and 2) Identify, from the perspective of the Investigative Cooperation Model, dialogical acts established in the proposed discussions. As a theoretical framework, we used Critical Mathematics Education discussed by Ole Skovsmose. As methodological procedures, students participated in the dialogue moment: “Which cell phone to choose”. We identified that 5th grade students have reflections on themes related to the proposed discussions, presenting their points of view and daily experiences, favoring the proposed discussions. Regarding the promotion of dialogical acts, we noticed the presence of most of these acts, with establishments of contact, positions, perceptions, challenges and evaluations. We emphasize the importance of studies that propose moments of dialogue to students, in which they become agents in the teaching and learning processes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laís Thalita Bezerra dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Integrante do GREDAM - Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica, coordenado pela professora doutora Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa. Professora efetiva em duas redes municipais do Estado de Pernambuco.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM). Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas aditivos, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, livro didático, formação de professores e produção de textos matemáticos.

References

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2004). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e aprendizagem em educação

matemática (2ª ed., Orlando Figueiredo, Trans.). Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Original work publicado em 2004).

Santos, L. (2023). Como estudantes de 5º ano refletem sobre temáticas relacionadas à educação financeira escolar? Um olhar na perspectiva dos atos dialógicos (Tese de doutorado). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Santos, L. (2017). Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: Quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus.

Published

2025-09-14

How to Cite

Santos, L. T. B. dos, & Pessoa, C. A. dos S. (2025). Qual celular escolher? Estudantes de 5º ano tomando decisões relacionadas a finanças: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025019. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19589

Issue

Section

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA