O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.14617

Resumen

Esse artigo trata de uma ação realizada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em que o primeiro autor é professor. Aqui traremos uma aplicação do GeoGebra que foi disponibilizada para a turma com o objetivo de que eles, alunos, iniciassem o estudo de funções trigonométricas. Nessa ação utilizou-se um problema gerador e ao manusear a aplicação e a partir de seus conhecimentos prévios os alunos discutiam as possíveis soluções para os problemas, que os levavam a construir o novo conhecimento “funções trigonométricas”. Este trabalho é de cunho qualitativo e para a Resolução de Problemas utilizamos como referencial as proposições de Onuchic e Allevato (2014). Concluímos que o trabalho com a Resolução de Problemas e o GeoGebra foram facilitadores para a aprendizagem de um novo conceito por parte dos alunos desse estudo e que um problema gerador pode constituir-se a partir das próprias inquietações dos alunos acerca do conteúdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Norma Suely Gomes Allevato, .

.

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Costa, F. de A., & Allevato, N. S. G. (2021). O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(4), 92–113. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.14617

Número

Sección

Artículos