Educação em contexto de pandemia: breves reflexões
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14561Palavras-chave:
Pandemia. Covid-19. Educação. Educação escolar. Educação básica.Resumo
Desde o início de 2020, as escolas brasileiras foram fechadas, seguindo as recomendações internacionais para controle da disseminação da pandemia de Covid-19. Diante dessa, as escolas tiveram que se adaptar à situação rapidamente. Considerando esse contexto, os propósitos deste artigo são apresentar reflexões iniciais sobre as maneiras como o isolamento social tem contingenciado os processos de escolarização no Brasil e evidenciar desafios a serem enfrentados. O presente estudo caracteriza-se como um trabalho exploratório sobre a temática, a partir de busca de material bibliográfico e documental disponível na internet. Verificou-se que documentos divulgados pelo Ministério da Educação são superficiais no que se referem-se às formas de enfrentamento aos desafios cotidianos da escola básica, especialmente à falta de infraestrutura escolar e às características precárias de vida de parte significativa da população brasileira. O material bibliográfico localizado indica a existência de considerável quantidade de publicações sobre o tema no Brasil e o registro de desafios de diversas ordens às escolas, especialmente aos docentes, que têm sido tomados como atores fundamentais nesse contexto.
Downloads
Referências
ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. GOMES, Matheus. BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: avaliação de políticas públicas em Educação. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.555-578. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em rede. Revista de educação a distância, 7(1), 2020, 257-275. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621
AVELINO, Wagner Feitosa, MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. BOCA. Boletim de conjuntura. v. 2, n. 5 (2020). Disponível em https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes. Acesso em maio de 2021.
BERTUCCI-MARTINS, Liane Mara. Conselhos ao povo: educação contra a influenza de 1918. Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n.59, p. 103-117, abr., 2003. 35p. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n59/a08v23n59.pdf.
BRASIL. CNE. MEC. Diretrizes para escolas durante a Pandemia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=89051:cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia> Acesso em: 13 mar. 2021
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de I. Um Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109144, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109144
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #FIQUEEMCASA: Educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777/3998
FERREIRA, Gesilaine Mucio; JANUÁRIO, Erika Ramos; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas para a educação especial inclusiva no Paraná e a COVID-19: ensino remoto emergencial. Revista Teias. v. 22., n° 65, abr./jun. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/55782.
GATTI, Bernadete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 100, p. 29-41, dez. 2020. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029&lng=en&nrm=iso.
GRISOTTI, M. Doenças infecciosas emergentes e a emergência das doenças: uma revisão conceitual e novas questões. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1095-1104, Jun, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232010000700017&script=sci_abstract&tlng=pt.
GUIZZO, Bianca Salazar; MARCELLO, Fabiana de Amorim; MULLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e238077, 2020. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100402&lng=en&nrm=iso.
KIND, L. CORDEIRO, R. Narrativas sobre a morte: A gripe espanhola e a COVID-19 no Brasil. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 32, n., p., Set., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100403.
MONTEIRO, S. S. (RE)Inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 237-254, jul./out., 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552
NETA, Adelaide de Sousa Oliveira; NASCIMENTO, Romária de Menezes do; FALCÃO, Giovana Maria Belém. A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de covid-19: a invisibilidade dos invisíveis. Interacções, n°. 54, pp. 25-48, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21070
NETO, Mercedes; GOMES, Tatiana de Oliveira; PORTO, Fernando Rocha; RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo; FONSECA, Mary Hellem Silva; NASCIMENTO, Julia Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enfermagem. [Internet]. 2020; 25. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. Práxis Educativa (Impresso), v. 15, p. 1-21, 2020. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16193. Acesso em maio de 2021.
OZÓRIO, Francisca Janaina Dantas Galvão et al. Políticas Públicas para o Atendimento Educacional Especializado em Fortaleza durante a pandemia. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3864
Problema sem fim: internet banda larga fica mais de cinco horas interrompida. Diário Corumbaense, Corumbá, 05 de Mar. de 2021. Disponível em: <https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=123151 > Acesso em: 20 de Mar. 2021.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarive e LOCKMANN; Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020 Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeida, S.A, 2020.
SANTOS, Claitonei de Siqueira. Educação Escolar no contexto de pandemia: Algumas reflexões. Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 44-47, Jan./Jun., 2020. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/52.
SILVA, K. W. da, BINS, K. L. G., & ROZEK, M. (2020). A Educação Especial e a Covid-19: aprendizagens em tempos de isolamento social. Educação, 10(1), 124–136. Disponível em:Https://Doi.Org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p124-136
SORJ, Bernardo; LISSOVSKY, Mauricio. Internet nas escolas públicas: políticas além da política. Working Paper n° 6, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. Março 2011. Disponível em: http://www.centroedelstein.org.br/PDF/WorkingPapers/Internet_Educacao_marco_2011.pdf. Acesso em maio, 2021.
VEIGA-NETO, Alfredo. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. I Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109337, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109337
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.