Educação especial e inclusiva em foco: trajetória histórica das pesquisas em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.19432

Palavras-chave:

Povos originários, Educação Especial e Inclusiva, Guarani Kaiowá

Resumo

Ao propormos a organização do Dossiê “Práticas Inclusivas em Diferentes Espaços Sociais de Atenção às Pessoas Indígenas” com o objetivo principal produzir e reunir saberes e fazeres sobre outras práticas, que estão na contramão de políticas colonizadoras e homogeneizadoras, reportamos ao protagonismo da Profa. Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno, que dedicou sua trajetória acadêmica desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão para o atendimento em saúde e escolarização de pessoas indígenas com deficiências do MS. 

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Biografia do Autor

Dra Luciana Lopes Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Estágio de Pós-doutorado realizado no Centro Interdisciplinário de Investigación en Humanidades da Universidad Autônoma del Estado de Morelos - CIIHu/UAEM, no México. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Formação de Profissionais da Educação (UFGD). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN). Coordenadora Institucional na UFGD do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE). Atua como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET) da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD). É vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN/UFGD). Compõe a Rede interinstitucional de pesquisares em Educação Especial do Campo (CNPQ). Proficiente no uso/ensino e tradução/ interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Nível Superior. Ministra as disciplinas "Educação especial" e "Psicologia do Desenvolvimento e da aprendizagem" em cursos de licenciatura da UFGD. Pesquisa os seguintes temas: educação inclusiva, educação de pessoas surdas, educação de pessoas surdas em escolas diferenciadas indígenas, discursos sobre as diferenças na escola.

Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação para Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), com mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (PPGEn-UNIOESTE). Possui licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI) e em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Além disso, realizou especializações em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva e Metodologia de Matemática e Física na Faculdade São Luiz. Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Territorialidade (PPGET - UFGD) e colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn - UNIOESTE). Lidera o grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND - UFGD) e participa do grupo INTERART: Interação entre arte, ciência e educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Como professor, atua no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Suas principais pesquisas são a partir das diferentes abordagens didáticas no ensino das Matemáticas e no ensino de Física, especialmente voltadas às comunidades indígenas Guarani e Kaiowá. Possui vasta experiência em Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Formação de Professores Indígenas, Ensino de Ciências e Educação Escolar Indígena.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Coelho, L. L., & Ribeiro, R. G. T. (2024). Educação especial e inclusiva em foco: trajetória histórica das pesquisas em Mato Grosso do Sul. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 4(2), 91–104. https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.19432