Perspectivas teóricas e metodológicas para se pensar a identidade territorial camponesa nos livros didáticos de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12791

Palavras-chave:

Livro didático. Identidade Territorial Camponesa. Geografia.

Resumo

O Livro didático é um instrumento didático imbuído de paradigmas dominantes e, portanto, também constitui um espaço de disputa de poder. Nesse contexto, apresentamos análises teóricas e metodológicas sobre os conteúdos contidos na coleção de livros didáticos de Geografia Expedições Geográficas voltada para o ensino fundamental, observando se os mesmos permitem pensar o território em sua totalidade, abrindo possibilidades para valorizar a identidade territorial camponesa. Para tanto, partimos da pesquisa bibliográfica e a documental. Nessa investigação, consideramos que os volumes de livro didático aqui analisados, na medida em que sejam tomados de forma fiel pelos professores de Geografia em suas práxis, vêm concorrendo para uma não valorização da identidade territorial camponesa. Nesse contexto, as teorias da educação do campo podem ser de precioso auxílio, numa perspectiva de desconstrução e valorização de uma Geografia calcada em análises do campo como espaço das múltiplas dimensões da vida.

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Biografia do Autor

Francilane Eulália de Souza, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora Dra do departamento de Geografia da Universidade Estadual de Goiás Campus Nordeste. Lider do GEPER ( Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural). Atuação nas linhas de pesquisa Educação do campo, Geografia agrária, Geografia escolar, Formação de professores.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Souza, F. E. de. (2020). Perspectivas teóricas e metodológicas para se pensar a identidade territorial camponesa nos livros didáticos de Geografia. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 16–33. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12791

Edição

Seção

Dossiê 1- Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios