A Gestão Educacional da Educação do Campo durante os Tempos de Pandemia no município de São Gabriel/RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14557Palavras-chave:
Educação do Campo, Gestão Educacional, Tempos de Pandemia.Resumo
O presente texto tem como objetivo identificar e apresentar as principais estratégias adotadas na oferta da Educação do Campo, no contexto da gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEME) às 8 Escolas Municipais do Campo, durante os tempos de pandemia em 2020, com a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino e o desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Trata-se de uma pesquisa explicativa, de abordagem qualitativa, utilizando da técnica de estudo de caso e de pesquisa-ação. A suspensão ocorreu em 19 de março de 2020, através de Decreto Executivo, e a partir dessa data, a SEME iniciou planejamento para execução da oferta da educação durante o período, com publicações de Ordens de Serviço e elaboração do Plano de Ação Pedagógica. Além disso, registra-se que ocorreu contínuo monitoramento pelo Conselho Municipal de Educação (CME), apreciando e deliberando sobre as ações executadas, através de Pareceres. Com destaque, verificou-se a execução às Escolas do Campo de: 1 – Atividades Pedagógica Não Presenciais (Ensino Remoto), com entrega de atividades quinzenais no local de embarque do transporte escolar ou na residência dos estudantes; 2 – Projeto “São Gabriel - minha cidade educadora”, explorando o conceito de Cidade Educadora, quando do ingresso do município na Associação Internacional de Cidades Educadoras; e 3 – Programa Rádio Educação, com inserções diárias das direções e professores nas emissoras de rádios locais sobre diferentes temas pedagógicos, direcionado aos estudantes e suas famílias.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei nº 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº 1/2002. Brasília: MEC/SECAD, 2002.
BRASIL. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Resolução CNE/CEB nº 2/2008. Brasília: MEC/SECAD, 2008.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB n° 4/2010. Brasília: MEC, 2010a.
BRASIL. Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Decreto n° 7.352/2010. Brasília: MEC, 2010b.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete et al (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro – São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo, Cortez, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Irmão Israel José; MOLINA, Castagna Molina (org.). Por uma educação básica do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 1999.
PASTORIO, Eduardo. Alteração da Nomenclatura das Escolas do Campo: dispositivos legais e teóricos. In: SOARES, Jeferson Rosa. Educação Brasil. Chapecó/SC: Livrologia, 2019. v. 7, p. 215-231.
PASTORIO, Eduardo. Nucleação das Escolas do Campo: o caso do município de São Gabriel/RS. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
SÃO GABRIEL. Projeto minha Cidade Educadora. Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel. São Gabriel/RS: SEME/SG, 2020.
SÃO GABRIEL. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para Educação do Campo, no Sistema Municipal de Ensino de São Gabriel/RS. Resolução CME/SG Nº 009/2019. São Gabriel: CME, 2019.
SÃO GABRIEL. Pareceres. Parecer CME/SG Nº 06/2020, Nº 07/2020, Nº 14/2020 e Nº 005/2021. São Gabriel: CME, 2020/2021. Disponível em: https://cmedsg.wixsite.com/cmesg/pareceres.
SÃO GABRIEL. Ordens de Serviço. Ordem de Serviço SEME Nº 002/2020, Nº 003/2020, Nº 004/2020, Nº 005/2020, Nº 006/2020, Nº 007/2020, Nº 008/2020 e Nº 001/2021. São Gabriel: SEME, 2020/2021.
SÃO GABRIEL. Decretos Executivos. Decreto Executivo N° 024/2020, N° 10/2021, N° 13/2021, N° 16/2021, N° 19/2021, N° 020/2021, N° 022/2021, Nº 030/2021, Nº 037/2021, Nº 043/2021 e Nº 054/2021. São Gabriel: Prefeitura Municipal, 2020/2021. Disponível em: https://www.saogabriel.rs.gov.br/Portal/comunidade/publicacoesLegais.html.
SÃO GABRIEL. Secretaria Municipal de Educação. Página Oficial no Facebook. São Gabriel: SEME, 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/seme.saogabriel.
SÃO GABRIEL. Conselho Municipal de Educação. Site Oficial. São Gabriel: CME, 2021. Disponível: https://cmedsg.wixsite.com/cmesg.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.