O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global: uma opção ao modelo de sociedade forjado pelo desenvolvimento sustentável

AN OPTION TO THE MODEL OF SOCIETY FORGED BY SUSTAINABLE DEVELOPMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v4i1.17011

Palavras-chave:

espaço geográfico, Desenvolvimento sustentável, sociedade sustentavel

Resumo

O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (TEASSRG) é o documento a ser analisado nesta pesquisa. Foi forjado pela sociedade civil em 1992. O ambiente natural, em escala global, vem sofrendo agressões há anos e de maneira sistêmica, devido ao atual modelo de sociedade e do consumo dos recursos naturais. Este trabalho almeja contribuir com a compreensão, por meio do tratado, da necessidade global de um novo modelo de sociedade. Porquanto, vicejou-se a necessidade da construção desta pesquisa pautada no referido documento, que oferece alternativas ao atual modus vivendis na Terra. A pesquisa bibliográfica, portanto, de dados secundários, foi a base deste trabalho. A Geografia contribui com esta pesquisa em virtude do estudo do espaço geográfico, que é um dos temas suscitados pelo referido documento. O TEASSRG visa à conscientização da necessidade de preservação do espaço na sua totalidade, pois é no âmbito do espaço vivido que o cidadão constrói sua cultura, seus valores, a partir disso, elabora consciências locais e globais. As resultantes desejáveis do desenvolvimento sustentável são bastante visíveis, todavia as consequências ambientalmente insustentáveis daí decorrentes estão sendo, de maneira errônea, colocadas em segundo plano pela atual sociedade. O TEASSRG está compilado em seis partes, entre elas, dezesseis princípios que apresentam como deve ser a Educação Ambiental que pode gerar melhorias para a vida no planeta. Destes, enfocaram-se neste texto os cinco primeiros, apresentados como uma das possibilidades de mitigação da miserabilidade suscitada pela degradação social, ambiental e acúmulo de riquezas.

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Biografia do Autor

Anisio Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso 

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Ambiental; Biogeografia; Educação Ambiental, Turismo, Educação e Ensino.

Edson Gomes Evangelista Dalla-Nora, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Silva, A. G. da, Nora, G. D., & Dalla-Nora, E. G. E. (2024). O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global: uma opção ao modelo de sociedade forjado pelo desenvolvimento sustentável: AN OPTION TO THE MODEL OF SOCIETY FORGED BY SUSTAINABLE DEVELOPMENT. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 4(1), 130–154. https://doi.org/10.30612/riet.v4i1.17011