Desdobramentos da Pandemia Covid: 19 na educação formal: uma análise da unidade afeto-cognição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13943

Palavras-chave:

Atividade Pedagógica. Ensino remoto. COVID-19.

Resumo

O objetivo deste estudo é explicitar contradições históricas e condições necessárias para o desenvolvimento humano no enfrentamento aos desdobramentos do distanciamento físico na educação formal a partir das vivências de estudantes do ensino superior público, durante a pandemia da Covid-19. O enfoque histórico-cultural fundamenta o estudo no campo da educação, problematizam-se as contradições históricas na educação brasileira, a implantação do ensino remoto na escolarização, assim como são apresentados os princípios do sistema de ações conscientes na atividade pedagógica, considerados a base teórico-prática para o ensino devidamente organizado e promotor do desenvolvimento do psiquismo. Defendemos a tese que para a promoção do desenvolvimento dos participantes, há de se considerar a unidade afeto-cognição que contemple as necessidades objetivas e subjetivas dos sujeitos. Consideramos que para a efetividade do desenvolvimento psiquismo dos participantes dos processos educativos deva-se contemplar a formação profissional que desenvolva a consciência do professor sobre: a) sua função social na sociedade de classes, b) a importância do ensino devidamente organizado, c) as relações sociais fundamentadas em processos colaborativos e coletivos, d) a relevância da historicidade do objeto real de estudo enquanto direito de todos ao acesso à produção humana. O estudo de campo analisa o relato de estudante do ensino superior que evidencia a dialética afeto-cognição e o drama vivido no primeiro semestre de 2020 com as transformações pedagógicas emergenciais.

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Biografia do Autor

Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Universidade de São Paulo

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - EACH USP

Pesquisadora dos PPG em Educação ( FE USP) e em Mudança Social e Participação Política ( PROMUSPP - EACH USP)

Ana Paula Barbosa, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Pedagoga na UFSP

Mara Aparecida de Castilho Lopes, Docente no IFRJ

Pedagoga habilitada em Educação Especial - Deficiência Auditiva, pela Universidade Estadual Paulista - Unesp de Marília. Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp de Bauru. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora no Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Atua principalmente nas áreas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Bilíngue, Políticas públicas, Surdez e Libras.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Bernardes, M. E. M., Barbosa, A. P., & Lopes, M. A. de C. (2021). Desdobramentos da Pandemia Covid: 19 na educação formal: uma análise da unidade afeto-cognição. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 218–245. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13943

Edição

Seção

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia