Interseções culturais na Educação Matemática: vivência de uma exposição da Etnomatemática em uma escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18198

Palavras-chave:

Exposição Cultural, Educação Matemática, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Uma das lacunas no nosso sistema educacional brasileiro é a falta de representatividade das diferentes culturas na educação como um todo, e, portanto, na matemática. Sendo assim, o presente artigo tem o objetivo de relatar a vivência de um residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Montes Claros em uma exposição de uma Feira Cultural numa escola pública no município de Montes Claros – Minas Gerais, mostrando as práticas interculturais, jogos e exibições com o Programa Etnomatemática. Quanto aos resultados desta pesquisa empírica, foi possível explorar diversas facetas da Etnomatemática para envolver e estimular os estudantes. Também foi possível concluir, por meio da observação participante e dos questionamentos realizados, que com a Etnomatemática, houve ótimos resultados entre os participantes, pois ela é uma abordagem que traz uma série de considerações importantes, que merecem ser levadas em consideração, dentre elas, o reconhecimento da diversidade, promoção da inclusão, desconstrução de estereótipos étnicos e educacionais, integração interdisciplinar, respeito às culturas e estímulo à curiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

Referências

BRANDÃO DIOGENES, Adriana Lúcia; SANTOS FERREIRA, Graziele. O jogo Mancala como estratégia pedagógica Etnomatemática: relato de uma experiência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Professor Elídio Duque no município de Salinas-MG. Em Tempo de Histórias, v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.31727.

BRETON, Hervé; ALVES, Camila Aloisio. A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-14, jan./mar., 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8013.

CONVENTO CRISTO. O Jogo Alquerque de 12, [s.d.]. Jogos. Disponível em: <http://www.conventocristo.gov.pt/data/Documentos/SEA/O%20JOGO%20do%20Alquerque.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2023.

BUENO; Monia Andreia Tomieiro. Código e arte: a Etnomatemática dos Incas, 2002. Etnomatemática. Disponível em: <https://chacoindigena.net/wp-content/uploads/2020/07/MTomieiro-Etnomatematica.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou Técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 2. ed. São Paulo: Sumus, 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas, SP: Papirus, 1999.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O programa Etnomatemático: Uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, jan/jun. 2008.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática e educação. In: KNIJNIK, G., WANDERER, F. & OLIVEIRA, C. J. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: Editora da Unisc, p. 39-52, 2010.

DIOGENES, Adriana Lúcia Brandão; ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e. Integração e diversidade: articulações entre a Etnomatemática e as questões étnico-raciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a12.

LUDOSOFIA. Jogo milenar, Xiangqi revela-se mais que simples xadrez chinês, 2021. Arqueologia. Disponível em: <https://ludosofia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/xiangqi_para_imprimir.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2023.

MENEZES, Edmilson. Método e limites da razão em Kant: enfoques preliminares. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11425, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11425. Acesso em: 9 dez. 2023.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

OLIVEIRA, Saulo Macedo de. A Educação Matemática Crítica em uma turma do “Novo” Ensino Médio. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.34019/2594-4673.2024.v8.43811.

OLIVEIRA, Saulo Macedo de. A Gincana Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem: um Relato de Experiência à luz das teorias da Aprendizagem Significativa e Experiencial. Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha - ReviVale, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Aracuai, v. 3, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.56386/2764-300x2023224.

OLIVEIRA, Saulo Macedo de; LOPES, Rieuse. O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a13.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Oliveira, S. M. de. (2024). Interseções culturais na Educação Matemática: vivência de uma exposição da Etnomatemática em uma escola. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 4(2), 47–64. https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18198

Edição

Seção

DOSSIÊ- PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS