v. 4 n. 2 (2024): PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS

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Em tempos de ataques constantes as populações e comunidades indígenas, as pessoas com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades, que apresentam diferenças socioculturais e educacionais específicas e vivem nesses territórios e comunidades, são ainda mais atingidas por políticas e práticas que as excluem, anulam e invisibilizam suas diferenças e suas diversidades.

Esta Sessão Especial tem por objetivo principal produzir e reunir saberes e fazeres sobre outras práticas, aquelas que estão na contramão de políticas colonizadoras e homogeneizadoras, que discutem a inclusão de pessoas indígenas em diferentes espaços sociais, tais como serviços educacionais e de saúde, projetos de ensino, pesquisa ou de extensão, que integram diferentes pessoas, línguas e manifestações culturais, que potencializam o surgimento de novas subjetividades, novos protagonismos e tantas novas maneiras de ser e fazer as relações interculturais.

Destacamos estudos que contemplem as diferenças de cosmologias, gênero, espiritualidades, territórios, línguas e culturas no interior de comunidades indígenas.

 

Publicado: 2024-12-06

Edição completa

DOSSIÊ- PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS

Entrevistas/Transcrições de Palestras

  • Educação especial e inclusiva em foco: trajetória histórica das pesquisas em Mato Grosso do Sul

    Dra Luciana Lopes Coelho, Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.19432