Ensino da língua portuguesa para alunos surdos por meio de jogo: uma ação do PIBID Letras/LIBRAS/EaD/UFGD

Autores

  • Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Karla Alexandra Benites Florenciano Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Rutnéia de Ávila Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Aluno Surdo , Português , PIBID

Resumo

Objetiva-se com este trabalho apresentar a criação e a aplicabilidade de um jogo que auxilie no ensino aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) para estudantes surdos. Do qual, foi elaborado por acadêmicas do curso de licenciatura em Letras LIBRAS da Faculdade de Educação a Distância – EaD da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), apoiadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que desenvolve o subprojeto Letras LIBRAS em uma escola da rede pública estadual, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Inicialmente serão apresentadas as atividades desenvolvidas, em seguida os métodos e na sequência os resultados. Percebe-se, que a utilização de jogos midiáticos é uma ferramenta significativa e que contribui positivamente no processo de ensino aprendizagem de LP para estudantes surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acessado em 29 de abril de 2016.

_________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acessado em 29 de abril de 2016.

QUADROS, R. Educação de surdos: Aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

LACERDA, C. B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES v.19 n.46 Campinas Sept. 1998.

STROBEL, K. - As Imagens do outro sobre a Cultura Surda. Editora UFSC: Florianópolis, 2008.

SKLIAR, C. (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 5º ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Rizzo, J. G. de S., Florenciano, K. A. B., & Pereira, R. de Ávila. (2017). Ensino da língua portuguesa para alunos surdos por meio de jogo: uma ação do PIBID Letras/LIBRAS/EaD/UFGD. RealizAção, 4(8), 28–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/6801

Edição

Seção

Artigos