Inserção de estudantes do curso de Agronomia e Zootecnia em abatedouros de bovinos, no Mato Grosso do Sul, direciona a aprendizagem: uma perspectiva de Extensão Rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18428

Palavras-chave:

Estágio, extensão rural, inspeção sanitária

Resumo

A extensão rural, é uma ferramenta, que vem se tornando essencial para implantação de forma eficiente e rápida de boas práticas agrícolas e pecuária, buscando o desenvolvimento das propriedades rurais. A realização do estágio proporciona ao aluno crescimento profissional e pessoal, visto que ao ter a oportunidade de acompanhar a rotina da sua futura profissão, possibilita o aperfeiçoamento do aprendizado. Nesse contexto, o artigo, foi explorado a inserção de estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, na produção de carne bovina, nas propriedades e nos abatedouros frigoríficos de bovinos. Descrevendo a experiencia direcionada e aprendizagem dos estudantes, poder contribuir com o rendimento da carcaça e da qualidade da carne, destacando a importância da parceria entre Universidade, produtores e agroindústrias. Durante os meses de novembro de 2022 a janeiro de 2023, as alunas dos cursos de Agronomia e Zootecnia, acompanharam as atividades de uma empresa do estado do Mato Grosso do Sul, que realiza acompanhamentos técnicos de abates, e dão consultorias para melhorar a qualidade da carne bovina. Diante dos aspectos, relatados, podemos afirmar que a realização deste estágio contribuiu para proporcionar novas vivências para essas alunas, sobretudo na extensão rural e qualidade da carne. Possibilitando aprimorar e consolidar conhecimentos sobre bovinocultura, nutrição animal, manejo sanitário, abate e qualidade de carne explanado de forma de palestras e reuniões aos produtores rurais. Com a realização das atividades durante o estágio, serviu para influenciar a formação profissional. As atividades mostraram-se de extrema relevância na construção de conhecimento teórico-prático entre os envolvidos, indústria, empresa, alunos e produtores e as sugestões passadas para os produtores proporcionou formações diferenciadas pois abrangeu diversas áreas da cadeia produtiva de bovinos de corte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner da Paz Andrade, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil(2023)
Professor substituto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil

Janaina Tayna Silva, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Mestranda em Zootecnia - Produção animal pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Área de pesquisa: Forragicultura e pastagens, análise de alimentos, ruminates.

Thamiris Wolff Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

 Acadêmica do curso de Zootecnia na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Thais da Silva , Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Senador Filinto Müller(2021). Atualmente é da Universidade Federal da Grande Dourados.

Brasilino Moreira lima, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Abi - Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016), atualmente é aluno do curso de Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Jordana Faustino da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Zootecnia, da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD), com ênfase em Nutrição Animal. Atuou como monitora de Histologia e Embriologia Animal na Faculdade de Ciências Agrárias(FCA) da Universidade Federal da Grande Dourados, na Unidade 2. Integrante do grupo de extensão e pesquisa , Ciclo Rural e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão(PIBEX)

Amanda Maria Silva Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Possui graduação em medicina veterinária pela Faculdades Unidas do Norte de Minas(2020), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Montes Claros(2022) e ensino-medio-segundo-graupela escola estadual dr carlos albuquerque(2013). Atualmente é da Universidade Federal da Grande Dourados.

Anderson Sousa de Almeida, https://orcid.org/0009-0006-0970-9042

Graduação em Agronomia, atualmente fazendo o mestrado  em Zootecnia (UFGD) 

Lais Valenzuela Moura, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Zootecnista formada pela Universidade Federal da Grande Dourados, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) do curso de Zootecnia - Bacharelado. Possui Mestrado em Zootecnia com ênfase em nutrição de ruminantes, pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015). Tem experiência na área de manejo reprodutivo e nutricional de ovinos, caprinos, bovinos, coelhos e com ações na aréa de extensão rural. Bolsista EXP - B - B do projeto Ações participativas para o desenvolvimento rural territorial no Cone Sul/MS. Doutoranda em Produção Animal pela UFGD, linha de pesquisa" Forragicultura, Avaliação de Alimentos e Nutrição Animal".

Giuliano Reis Pereira Muglia, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Zootecnista formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS), participou como bolsista durante a graduação na área de Fertilidade do Solo, participou como estudante no Núcleo de Estudos em Pastagens e Autonomia Forrageira (NEPAF-UFGD). Mestre em Zootecnia (UFGD) na área de Produção Animal e subárea de Forragicultura e Pastagens.

Referências

ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Beef REPORT: perfil da pecuária no Brasil 2023. Disponível em: https://www.abiec.com.br/catpub/impressos/. Acesso em: 15 março. 2023.

ADAMS, F. W., DE MELO, R. J., NUNES, S. M. T. A importância do estágio para a formação inicial docente sob a ótica de licenciandos em educação do campo. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 2, p. 1-e31985, 2021.

ANDRADE, C. F., RIBEIRO, G. K. A., DE MELO, C. J. M., FOGAÇA, F. F. S., DE SÁ RODRIGUES, M. A importância dos programas de estágio na formação acadêmica superior: uma análise das ofertas de vagas na esfera da justiça estadual do Maranhão. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 6, p. 46-58, 2020.

BARBOSA, M. P.; DURÃES, H. F.; ROCHA JÚNIOR, V. R.; SILVA, J. T.; MONÇÃO, F. P.; LEITE, G. D. O.; GONÇALVES, T. W. Importância do Programa de Integração da Universidade ao Campo – PROIN para os graduandos em Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros. Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 74–80, 2020. DOI: 10.30612/realizacao. v7i14.13001.

CLIMACO, S. M., RIBEIRO, E. L. D. A., MIZUBUTI, I. Y., SILVA, L. D. D. F. D., BARBOSA, M. 377 A. A. D. F., RAMOS, B. M. D. O., CONSTANTINO, C. Características de carcaça e qualidade da carne de bovinos de corte de quatro grupos genéticos terminados em confinamento. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n.1, p. 2791–2798, 2011.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tamanho do Rebanho Brasileiro Disponível em;< https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/bovinos/br: 27 de jan. 2023.

MALAFAIA, G., BISCOLA, P. Anuário CiCarne da cadeia produtiva da carne bovina-2023. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1160117/1/Anuario-CiCarne-cadeia-produtiva-2023.pdf. Acesso: 01 de maio de 2023.

MENEGAT, A. S.; NUNES, F. P.; CONCEIÇÃO, C. A.; OLIVEIRA, E. R. A Extensão Universitária no Assentamento Areias, Nioaque/MS: diálogos transformando pessoas, saberes e processos de produção. Revista on line de Extensão e Cultura – RealizAção, v. 6, n. 12, p. 16–35, 2019. DOI: 10.30612/re-ufgd. v6i12.10731.

MUNIZ, E. B., ALVES, R. T., SILVA, J. T., OLIVEIRA, E. R., PEIXOTO, E. L. T., NEVES, N. F., LIMA, B. M. (2022). Benefícios do manejo da inseminação artificial em pequena propriedade rural no município de Douradina-MS. Revista on line de Extensão e Cultura-RealizAção, v. 9, n. 17, p. 9-20, 2022.

MUNIZ, E.B.; GONÇALVES, T.W.; OLIVEIRA, E.R. et al. Unidade Demonstrativa de confinamento Compost Barn em pequena propriedade de atividade leiteira, no município de Douradina-MS. RealizAção –Revista Online de Extensão e Cultura da UFGD, v.8, n.16, p. 82-96. 2021.

PHILIPPE, M. G., CLEMENTINO, F. M. M., GADOTTI, G. A., PUEL, A. C., MARTINS, C. E. N., MOREIRA, F., PERIPOLLI, V. Características da carcaça e da carne de bovinos de corte certificados. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 52942-52951, 2020.

POSSATO, F. R. F. Atuação Do Zootecnista Na Extensão Rural Direcionada Para A Agricultura Familiar Em Jatai-Go. Trabalho de Conclusão do Curso- Graduação, Universidade Federal de Jataí, 2022.

SILVA, T. P., GUIMARÃES, J. C. D. M., RIBEIRO, L. F. Relação de bem-estar e abate humanitário com a qualidade da carne. Revista GETEC, v. 10, n. 28, 2021.

SILVEIRA, D. P., GOLLE, D. P. O estágio no ensino superior como prática sociocultural para a construção de saberes significativos na contemporaneidade. Revista missioneira, v. 21, n. 2, p. 67-75, 2019.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Andrade, W. da P., Silva, J. T., Wolff Gonçalves, T., da Silva , T., Moreira lima, B., Faustino da Silva, J., … Reis Pereira Muglia, G. (2024). Inserção de estudantes do curso de Agronomia e Zootecnia em abatedouros de bovinos, no Mato Grosso do Sul, direciona a aprendizagem: uma perspectiva de Extensão Rural. RealizAção, 11(21), e024005. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18428

Edição

Seção

Artigos