Enseñar la lengua portuguesa a estudiantes sordos a través del juego: una acción de PIBID Letras/LIBRAS/EaD/UFGD
Palabras clave:
Estudiante sordo , Portugués , PIBIDResumen
El objetivo de este trabajo es presentar la creación y aplicabilidad de un juego que ayude en la enseñanza y el aprendizaje de la Lengua Portuguesa (LP) para estudiantes sordos. Del cual, fue elaborado por académicos de la carrera de Licenciatura en Letras LIBRAS de la Facultad de Educación a Distancia – EaD de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD), con el apoyo del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) que desarrolla el subproyecto Letras LIBRAS en una escuela pública estatal, en el municipio de Dourados, Mato Grosso do Sul. Inicialmente se presentarán las actividades desarrolladas, luego los métodos y luego los resultados. Se puede observar que el uso de juegos multimedia es una herramienta importante que contribuye positivamente al proceso de enseñanza-aprendizaje de PL para estudiantes sordos.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acessado em 29 de abril de 2016.
_________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acessado em 29 de abril de 2016.
QUADROS, R. Educação de surdos: Aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
LACERDA, C. B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES v.19 n.46 Campinas Sept. 1998.
STROBEL, K. - As Imagens do outro sobre a Cultura Surda. Editora UFSC: Florianópolis, 2008.
SKLIAR, C. (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 5º ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, Karla Alexandra Benites Florenciano, Rutnéia de Ávila Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.