Compartilhamento de saberes tecnológicos entre estudantes agrotécnicos e universitários de Engenharia de Alimentos
Palavras-chave:
Comunidade. Valor agregado. Processos técnicos. BPF. Segurança alimentar.Resumo
O projeto teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos técnicos-científicos com estudantes do ensino médio da Escola Agrotécnica Padre André Capelli, justamente pelo contato direto e indireto que estes têm com pequenos agricultores e produtores de alimentos. Foram previstas três frontes para realização das atividades: Engenharia em Foco, Engenharia Parceira e Engenharia Tecnológica. Em Engenharia em Foco demonstrou-se a relevância da Engenharia de Alimentos e das outras Engenharias para o constante desenvolvimento da sociedade. Em Engenharia Parceira, buscou-se a troca de saberes entre estudantes agrotécnicos e universitários, com o intuito da transmissão desses conhecimentos aos pequenos agricultores e produtores de alimentos. Em Engenharia Tecnológica, foram realizadas diversas atividades demonstrando maneiras dentro das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) de alimentos, com técnicas para agregação de valor aos alimentos produzidos. Foram realizadas ações nas quais os estudantes agrotécnicos foram levados até o campus Unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para um tour pela universidade e conhecimento sobre os cursos de Engenharia, incluindo visitas aos laboratórios da Faculdade de Engenharia (FAEN). Foram, também, realizadas ações levando aos estudantes palestras e minicursos como BPF, Desidratação Osmótica de Rosela e Produção de Molho de Pimenta por Fermentação. As atividades foram realizadas de forma didática e lúdica, possibilitando a participação e interação dos estudantes agrotécnicos com os grupos palestrantes. O projeto obteve resultados gratificantes, demonstrando a necessidade e possibilidade de manter um vínculo de ações entre a universidade e a escola técnica, possibilitando o alcance mais efetivo ao público alvo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.