La utilización de prácticas educativas en la enseñanza de la reciclaje y el manejo correcto de residuos para estudiantes de educación primaria
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17723Palabras clave:
Educación Ambiental, Dinámica, Contaminación, Colección SelectivaResumen
La educación ambiental es un contenido fundamental que se debe aplicar a los estudiantes de educación primaria, ya que es un tema transversal que se encuentra presente en las habilidades de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Por lo tanto, los docentes de diversas áreas del conocimiento deben desarrollar estrategias para incorporar este tema en sus disciplinas. El presente trabajo tiene como objetivo relatar las experiencias de estudiantes universitarios de Ciencias Biológicas que desarrollaron una práctica educativa en forma de dinámica que aborda el contenido de educación ambiental y la correcta disposición de residuos, con el fin de mejorar las habilidades relacionadas con la conciencia ambiental de los estudiantes.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Brito, V. L. T. et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 22–42, 2016.
CORTE, A.C.D; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar, 2015. XII EDUCERE: Congresso Internacional de Educação. Puc-Paraná: ISSN 2176-1396.
DOE, J. A importância das dinâmicas em sala de aula para o ensino da educação ambiental. Revista de Educação Ambiental, 15(2), 40-50, 2018.
FELIX, R. A. Z. COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR REMEA, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, 2013.
KOLB, D. A.Experiential learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1984.
MEDEIROS, A; MENDONÇA, M; SOUZA, G; OLIVEIRA, I. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais, Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
PEIXOTO, K. et al. A coleta seletiva e a redução dos resíduos sólidos. In: VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (CBDMA), Rio de Janeiro, 2005.
PEROZA, M.A.R.; CAMARGO, D. A experiência de encontro entre sujeitos aprendentes: aspecto da formação docente vivenciado no estágio supervisionado em docência na educação infantil, Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 85-98, mar. 2019.
SANTOS, T.; ROVARIS, N.R.S. "Cenário brasileiro da gestão dos resíduos sólidos urbanos e coleta seletiva." Anais do VI SINGEP–São Paulo–SP–Brasil–13 e 14.11 (2017).
SMITH, J. Dinâmicas em sala de aula e educação ambiental: um caminho para a conscientização e ação. Revista de Sustentabilidade e Meio Ambiente, 25(1), 68-80.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thais Pereira Fonseca Ferreira, Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Mateus Vinicius Teles Lima, Victor Gabriel de Lima Baratela, Zefa Valdivina Pereira, Pedro Henrique Zucão Espíndola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.