La utilización de prácticas educativas en la enseñanza de la reciclaje y el manejo correcto de residuos para estudiantes de educación primaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17723

Palabras clave:

Educación Ambiental, Dinámica, Contaminación, Colección Selectiva

Resumen

La educación ambiental es un contenido fundamental que se debe aplicar a los estudiantes de educación primaria, ya que es un tema transversal que se encuentra presente en las habilidades de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Por lo tanto, los docentes de diversas áreas del conocimiento deben desarrollar estrategias para incorporar este tema en sus disciplinas. El presente trabajo tiene como objetivo relatar las experiencias de estudiantes universitarios de Ciencias Biológicas que desarrollaron una práctica educativa en forma de dinámica que aborda el contenido de educación ambiental y la correcta disposición de residuos, con el fin de mejorar las habilidades relacionadas con la conciencia ambiental de los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Pereira Fonseca Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Acadêmica do curso de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia com ênfase em: Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC e foi aluna da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD - MS de 2019 até 2022 no curso de Ciências Biológicas. Iniciou a carreira profissional aos 16 anos como assistente administrativo, onde possui formação técnica e aos 20 anos atuou como administradora de uma micro empresa.

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, UFGD

Cursando Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduação em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Desenvolveu trabalhos na área de Educação e Meio Ambiente, Tecnologias Aplicadas ao Ensino, Ensino de Ciências e Sustentabilidade Ambiental. E atualmente trabalhando em projeto de mestrado sobre expressão de gênero dentro do ambiente escolar.

Mateus Vinicius Teles Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Ciências Biológias pela UFGD

Victor Gabriel de Lima Baratela, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Ciências Biológicas pela UFGD

Zefa Valdivina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Pós Doutorado em Ecologia da Restauração (Embrapa Cerrado). Atualmente é professora associado nível 4 da Universidade Federal da Grande Dourados, Tutora do Grupo Pet Ciências Biológica, tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerrado, Sustentabilidade, Florística e Fitossociologia, Restauração Ecológica e Agroecologia.

Pedro Henrique Zucão Espíndola, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Graduando em Ciências Biológicas = Bacharelado

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Brito, V. L. T. et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 22–42, 2016.

CORTE, A.C.D; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar, 2015. XII EDUCERE: Congresso Internacional de Educação. Puc-Paraná: ISSN 2176-1396.

DOE, J. A importância das dinâmicas em sala de aula para o ensino da educação ambiental. Revista de Educação Ambiental, 15(2), 40-50, 2018.

FELIX, R. A. Z. COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR REMEA, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, 2013.

KOLB, D. A.Experiential learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1984.

MEDEIROS, A; MENDONÇA, M; SOUZA, G; OLIVEIRA, I. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais, Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

PEIXOTO, K. et al. A coleta seletiva e a redução dos resíduos sólidos. In: VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (CBDMA), Rio de Janeiro, 2005.

PEROZA, M.A.R.; CAMARGO, D. A experiência de encontro entre sujeitos aprendentes: aspecto da formação docente vivenciado no estágio supervisionado em docência na educação infantil, Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 85-98, mar. 2019.

SANTOS, T.; ROVARIS, N.R.S. "Cenário brasileiro da gestão dos resíduos sólidos urbanos e coleta seletiva." Anais do VI SINGEP–São Paulo–SP–Brasil–13 e 14.11 (2017).

SMITH, J. Dinâmicas em sala de aula e educação ambiental: um caminho para a conscientização e ação. Revista de Sustentabilidade e Meio Ambiente, 25(1), 68-80.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Ferreira, T. P. F., dos Santos, D. C. M., Lima, M. V. T., Baratela, V. G. de L., Pereira, Z. V., & Espíndola, P. H. Z. (2023). La utilización de prácticas educativas en la enseñanza de la reciclaje y el manejo correcto de residuos para estudiantes de educación primaria. RealizAção, 10(20), 105–119. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17723