Presentación: enseñanza-aprendizaje y experiencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.12417

Resumen

Esta edición cuenta con 11 trabajos organizados en artículos de investigación, iniciación científica e informes de experiencia. Contamos con 7 artículos científicos, 4 de diferentes instituciones brasileñas (Universidade de Brasília, Universidad Estatal de Río de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Anhanguera, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal do Pará) y 3 artículos extranjeros de 6 universidades (Universidad de Girona, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Universidad Católica del Maule, Universidad de Granada, Universidad de O´Higgins, Universidad de Zaragoza).

También revelamos dos iniciaciones científicas, una del estado de Manaus, desarrollada en la Universidad Estatal de Manaus y la otra del estado de Minas Gerais, desarrollada en la Universidad Federal de Itajubá.

Los dos informes de experiencia de los estados provienen del estado de Minas Gerais, uno de la Universidad Federal de Triângulo Mineiro y el otro de la Universidad Estatal de Minas Gerais.

En general, identificamos que los artículos presentan investigaciones que pueden mejorar aspectos relevantes para la docencia, así como el desarrollo del aprendizaje. Existen buenas experiencias e informes de investigación que pueden contribuir a reflexionar para el desarrollo de nuevos planes y futuras investigaciones.

Teniendo en cuenta lo anterior, te deseamos una buena lectura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - no departamento de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. 

 orcid logo

Currículo Lattes

Aldrin Cleyde da Cunha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), Mestre em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Prática Docente para o Ensino Superior e o Uso das Novas Tecnologias e Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Programa de Pos-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade, Membro dos grupos de pesquisa: Educação em Fronteiras - EmF e Teia de pesquisa em Educação Matemática - TeiaMat.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências pela mesma instituição e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq e do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao IMEF da FURG. Também é membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Atua nas áreas de metodologias para o uso das tecnologias digitais, formação de professores, ensino de Matemática e interdisciplinaridade.

Adriana Fatima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET). É membro do Grupo de Trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática -FORMEM - UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM - CNPq.

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Alencar, E. S. de, Cunha, A. C. da, Figueiredo, T. D., & Miola, A. F. de S. (2020). Presentación: enseñanza-aprendizaje y experiencias. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 01–02. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.12417

Número

Sección

Presentación

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2