v. 9 n. 16 (2020)

Publicado: 2020-12-18

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social

  • A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos

    Pedro Rauber
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089
  • Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD

    Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Sandra Regina Oliveira de Souza, Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Aldrin Cleyde Cunha, Adailton José Alves da Cruz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092
  • Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil

    Cairê Moreno Tovani, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093
  • Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins

    Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094
  • Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos

    Cintia Miranda dos Santos, Marcos Roberto Morali Marin, Braz Pinto Junior
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102
  • O trabalho docente e o licenciado em computação

    Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paniago
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103
  • A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX

    Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104
  • Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações

    Elis Regina dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105
  • A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização

    Maira Cristiane Benites, Karolinne dos Santos Silva, Cidnei Amaral de Mello
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106
  • Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental

    Daiana da Rocha Reis
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107
  • Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais

    Etiene Paula da Silva Diniz, Aline Maira da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108
  • Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental

    Izabella Alvarenga Silva, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109
  • Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido

    Jaqueline Areco de Queiroz, Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110
  • A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores

    Maicon Luiz Mommad
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118
  • O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira

    Marília Cláudia Favreto Sinãni, Kimberly Weiss Calves, Paulo Cesar Duarte Paes
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119
  • “Não seja burro”: variação linguística, letramento e representações sobre a língua portuguesa

    Marina Oliveira Barboza
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13120
  • O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico

    Mary Ane de Souza, Bruna Maria Souza
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121
  • A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?

    Ohrany Ramos Arruda, Edelir Salomão Garcia
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126
  • “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000

    Ronaldo Conceição Silva, Shirley Takeco Gobara
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127
  • Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar

    Sérgio Luiz Carlos dos Santos, Jacqueline da Silva Nunes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13128
  • Dança e criatividade pela subjetividade

    Marcos Antônio Paz da Silveira
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129
  • A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)

    Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130

Artigos Fluxo Contínuo

  • Viva e morra sem sentido. Testemunhos de jovens em contextos de marginalidade urbana

    Dario Hernán Arevalos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12540
  • O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD

    Tania Jucilene Vieira Vilela, Karla Alexandra Benites Florenciano
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124
  • O teatro da vida cotidiana

    Mitsi Pinheiro de Lacerda, Ludymila Aguiar Gemino, Lara Silva Leal
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10098
  • A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem

    Jacimara Aparecida Mendes, Fabio Perboni
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035
  • Incidência de sobrepeso e obesidade nas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública estadual em Ponta Grossa – Paraná

    Lilian Fátima Machado dos Santos, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.11985
  • Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora

    Regerson Franklin Santos, Eduardo Francisco de Oliveira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057
  • O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT

    Anderson Fabrício Souza Silva, Juliana Pereira da Silva, Kleverton Krinski, Luciana da Silva Lirani, Hassan Mohamed Elsangedy, Rodrigo Dias, Guanis de Barros Vilela Junior, Fabricio Cieslak
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035
  • Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS

    Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198
  • Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS

    Maria Adriana Rodrigues, Luís Antonio Martins, Stela Soares
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151
  • Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise crítica

    Antônio Luis Julião
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977
  • Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP

    Josenildo de Jesus, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Marcos Vinicius Francisco
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973
  • Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia

    Nicki Rosberg Ferreira Maia
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489

Resenhas

  • Resenha - A medicalização como mecanismo de controle e exclusão escolar

    Renata Miranda de Freitas Varão, Kairon Pereira de Araujo Sousa
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10576

Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)

  • Resumo de Dissertação - Atuação do psicólogo na educação especial em contexto escolar público

    José Tadeu Acuna
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10816

Relatos de Experiência

  • Contribuições das observações de campo do estágio curricular supervisionado para a formação docente: um relato de experiência

    Gabriel Ferraz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842
  • Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG

    Gilbert de Oliveira Santos
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10654
  • Relato de experiência durante estágio supervisionado de observação no ensino fundamental e médio

    Arielly Alves Pereira
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10854
  • A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia

    Yasmin Borges Diniz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10859
  • A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade

    Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922
  • A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC

    Roselaine Ripa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191