A metodologia de ensino da educação física acerca das propostas pedagógicas da cultura corporal

Autores

  • Fernando Stora Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Marcelo Jose Taques Universidade federal da Grande Dourados - UFGD
  • Gustavo Levandoski Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9792

Palavras-chave:

Cultura Corporal. Educação Física Escolar. Metodologia de Ensino.

Resumo

O objetivo do trabalho foi constatar a relevância da Cultura Corporal no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Educação Física. A pesquisa se caracteriza como documental e de abordagem qualitativa, por concretizar-se a partir de uma revisão bibliográfica. O trabalho partiu de uma introdução das manifestações históricas da Educação Física de modo geral, até chegar à discussão dos propósitos que a cultura corporal permeia para sua intervenção, obtendo como elemento pertinente, a análise sobre as metodologias que são identificadas em tal objeto de estudo, não se atendo a uma crítica elaborada, mas identificando a importância de se ter um meio de intervenção, partindo de um propósito de reflexão. Podemos perceber por meio da pesquisa que a cultura corporal é de extrema importância para o planejamento do professor, pois, ela auxilia diretamente na formação social dos nossos alunos.

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Biografia do Autor

Fernando Stora, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Guairacá (2009), pós-graduação em Educação Física Escolar no ESAP - UNIVALE (2010). Atua como professor do quadro próprio do magistério na disciplina de Educação Física da Seed/Pr. 

Marcelo Jose Taques, Universidade federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017),  pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial:  Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA: gestão do ensino superior (2016), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atua como professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED - UFGD nos cursos de Educação Física, Pedagogia e Licenciatura intercultural Indígena.  Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física  escolar, Formação profissional e Intervenção Docente e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes.

Gustavo Levandoski, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Docente do curso de Educação Física na Universidade Federal da Grande Dourados, atua também como Professor Permanente no Mestrado em Psicologia. Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador de Área do Programa de Iniciação a Docência PIBID; Projeto de Extensão em Iniciação e Prática Esportiva e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Saúde (GPEFES) desenvolvendo estudos relacionadas ao cotidiano escolar em três linhas de investigação (1- Qualidade de vida e aspectos biopsicossociais; 2- Formação de professores; 3- Violência e bullying na escola).

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Stora, F., Taques, M. J., & Levandoski, G. (2019). A metodologia de ensino da educação física acerca das propostas pedagógicas da cultura corporal. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 180–201. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9792

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo