O ensino da ética como tema transversal na prática pedagógica da Educação Física
Palavras-chave:
Ética. Educação Física. Tema Transversal. Prática Escolar. Educação Moral.Resumo
Esse artigo focaliza a possibilidade de ensino de Ética por meio das aulas de Educação Física como Tema Transversal. O objetivo desta prática escolar é ensinar virtudes para as crianças. Foi usada uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. A fundamentação teórica está no trabalho de Alasdair MacIntyre, Maria Judith Sucupira da Costa Lins e Jean Piaget sobre filosofia moral e desenvolvimento moral. Esses autores puderam nos oferecer condições para a compreensão de como os alunos adquiriram o comportamento moral baseado em virtudes. A professora ajudou os alunos a aprenderem virtudes por meio da solução de problemas éticos. Podemos concluir que o ensino de Ética integrado com a prática escolar de Educação Física como um Tema Transversal é possível.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).