Educação Física escolar no Curso de Formação em Nível Médio para professores Guarani e Kaiowá: memória da turma 2001
Palabras clave:
Educação física escolar. Índios Guarani. Formação de professores. Educação escolar indígena.Resumen
O objetivo do estudo foi o de registrar as aulas de Educação Física no Curso em Nível Médio, Formação de Professores Guarani e Kaiowá, de Dourados/MS, denominado Projeto Ára Verá (Espaço-Tempo Iluminado). As propostas pedagógicas específicas para os indígenas são recentes, portanto é relevante registrar suas memórias. A pesquisa foi documental, com buscas em fontes primárias cedidas pela administração do Curso. A metodologia pautou-se por busca no arquivo escolar e levantamento bibliográfico. O referencial foi obtido em: Dossiê do Projeto Ára Verá; Referencial Curricular Nacional de Educação Indígena; Planos de aula de Educação Física/2001; e Caderno de Memória/2001 escrito em língua portuguesa. Nas considerações finais foi destacada a importância de aulas diferenciadas para as escolas indígenas, significativas na formação dos professores da etnia guarani e kaiowá.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).