Educação Física escolar no Curso de Formação em Nível Médio para professores Guarani e Kaiowá: memória da turma 2001

Authors

  • André Vinícius Hidalgo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Keywords:

Educação física escolar. Índios Guarani. Formação de professores. Educação escolar indígena.

Abstract

O objetivo do estudo foi o de registrar as aulas de Educação Física no Curso em Nível Médio, Formação de Professores Guarani e Kaiowá, de Dourados/MS, denominado Projeto Ára Verá (Espaço-Tempo Iluminado). As propostas pedagógicas específicas para os indígenas são recentes, portanto é relevante registrar suas memórias. A pesquisa foi documental, com buscas em fontes primárias cedidas pela administração do Curso. A metodologia pautou-se por busca no arquivo escolar e levantamento bibliográfico. O referencial foi obtido em: Dossiê do Projeto Ára Verá; Referencial Curricular Nacional de Educação Indígena; Planos de aula de Educação Física/2001; e Caderno de Memória/2001 escrito em língua portuguesa. Nas considerações finais foi destacada a importância de aulas diferenciadas para as escolas indígenas, significativas na formação dos professores da etnia guarani e kaiowá.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

André Vinícius Hidalgo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal da Gran- de Dourados (UFGD).

Published

2016-05-13

How to Cite

Hidalgo, A. V. (2016). Educação Física escolar no Curso de Formação em Nível Médio para professores Guarani e Kaiowá: memória da turma 2001. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 69–81. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5193

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo