A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores
Palavras-chave:
Inclusão. Educação Física Adaptada. Formação de Professores.Resumo
O presente trabalho expõe considerações sobre os desafios e avanços conquistados na inclusão dos alunos com deficiência sensorial ou não sensorial nas aulas de Educação Física. Para compreensão de como ocorre essa inclusão, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos profissionais da Educação Física, em cinco escolas da rede municipal de Ponta Porã – MS. O objetivo do trabalho foi identificar o pensamento dos professores de Educação Física Escolar da rede regular sobre a inclusão de alunos com deficiência para detectar o posicionamento dos professores de Educação Física com relação à inclusão dos educandos com necessidades especiais em suas aulas, e se acontecem ou não as aulas inclusivas. Nesse sentido é possível inferir que: as ações dos professores sobre as aulas de educação física, com relação à inclusão de pessoas em condição de deficiência, ainda não estão efetivando o que aparece em seus discursos, o que revela um descompasso entre pensamento e ação, dessa forma a legislação concernente a inclusão, no contexto da Educação Física Escolar, ainda não tem guarita.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).