GRUPO DE ESTUDIOS E INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN-GEPETIC Y LA INSERCIÓN DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE LA ECOLOGÍA DE ACCIONES AFIRMATIVAS

Autores/as

Palabras clave:

GEPETIC, Investigación en educación, Acciones afirmativas

Resumen

GEPETIC se ha dedicado, durante los últimos diez años, a la investigación interdisciplinaria, relacionando los temas de Educación, Tecnologías e Inclusión y Acciones Afirmativas. Por sus numerosas investigaciones, se viene consolidando como referencia en el área, en el estado de Mato Grosso do Sul. Así, a través de una investigación cuali-cuantitativa y documental, el estudio tuvo como objetivo realizar un levantamiento de las investigaciones realizadas por el grupo y señalan la inserción de nuevos estudios sobre la Ecología de las Acciones Afirmativas. Al final, es posible concluir que los estudios sobre Acción Afirmativa han puesto de relieve la falta de efectividad de algunas de estas Políticas y que estas se han limitado a algunos espacios sociales, evidenciando la importancia de investigaciones que busquen ampliar estas discusiones y proponer herramientas para combatir tales desigualdades.

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Biografía del autor/a

Edicleia Lima de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados.  Bolsista pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). E-mail: edicleia.oli@gmail.com

Reinaldo dos Santos, UFGD

Professor Associado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação-UFGD. E-mail: reinaldosantos@ufgd.edu.br. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) CNPq.  

Jaqueline Machado Vieira, UFGD

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Educação Especial (FITEC), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente está cursando Pós-doutorado em Educação (FAED/UFGD). Foi Professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados MS(2023). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e TICs (GEPETIC), Membra do Laboratório de Educação e Tecnologias da informação e Comunicação (LETIC). Associada pela Associação Brasileira de Pesquisadores (AS) Negros (AS)-(ABPN) .Membra desde 2019 da Comissão de Heteroidentificação da UFGD. Membra do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) da UFGD. Tem experiência na área do Ensino de Geografia e Tecnologias Educacionais com ênfase em geografia para pessoas com deficiência visual. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da informação e comunicação; tecnologia assistiva em audiodescrição, deficiência visual, educação inclusiva escolar e social, educação especial, cartografia social, representação cartográfica, materiais didáticos, acessibilidade, formação de professores, ensino e didática, geografias inclusivas, geografias negras, relações étnico- raciais /tecnológicas e diversidades.

Angelita da Cruz Espínola, UFGD

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). E-mail: angelitamestrado@gmail.com.

Citas

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DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA CNPq, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação-GEPETIC. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/507117. Acesso em: 24 ago. de 2023.

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SANTOS, Reinaldo dos. Congresso de Pesquisadores Negros da Região Centro Oeste: V, 2021, Brasília. Democracias sem pauta antirracista e antipatriarcal é hipocrisia.Anais, Universidade de Brasília: UNB, 2021.

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

Oliveira, E. L. de, Santos, R. dos, Vieira, J. M., & Espínola, A. da C. (2025). GRUPO DE ESTUDIOS E INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN-GEPETIC Y LA INSERCIÓN DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE LA ECOLOGÍA DE ACCIONES AFIRMATIVAS. Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 109 –121. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20615

Número

Sección

ARTIGOS