A interdisciplinaridade no ensino de filosofia para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9949

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Filosofia. Ensino Médio.

Resumo

A pesquisa realizada tem como objetivo, compreender como é possível relacionar a filosofia com outras áreas do conhecimento, frente ao processo interdisciplinar e sua aplicabilidade no âmbito escolar, a qual contempla a construção do conhecimento em outras áreas do saber pelo sujeito aprendiz em sua relação com o meio social e escolar, a partir da contribuição que fortalece a perspectiva da reflexão a respeito da prática docente e discente, os quais poderá propiciar uma maior aquisição do conhecimento teórico-prático na ação reflexiva, superando os desafios cotidianos existentes na aplicação da metodologia interdisciplinar. Este trabalho traz contribuições bibliográficas de Fazenda (1999, 2002, 2012) e Japiassu (1976) que argumentam sobre a interdisciplinaridade, bem como o aporte documental das leis 5692/71 e 9394/96 que também falam desta interdisciplinaridade em sala de aula. Isso tudo, de modo a construir-se uma compreensão de que o ensino interdisciplinar promove a formação do ser humano de forma integral, tornando-o autônomos, críticos e reflexivos em suas ações tanto estudante como o professor. Aqui se apresenta uma pesquisa com forte cunho bibliográfico, isso porque o que é desejado, é exatamente apresentar este arcabouço teórico que se acredita saber em demasia, mas que ao abrir uma conversa fundamentada sobre o tema, nota-se ainda uma certa dificuldade e superficialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Pedro Laurindo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela ABRASCE (2011) e Filosofia e Sociologia para Educadores pelo ITDE (2013). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional de Arapoti ? FATI (2009); Licenciatura em Filosofia pela UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2013). Foi professor de Sociologia, Filosofia, e Língua Espanhola na Associação de Ensino Colégio Positivo Arapoti, POSITIVO. Atuou também como professor de Língua Espanhola - Wizard de Arapoti, professor de Filosofia, Sociologia e Língua Espanhola da Associação de Ensino Colégio Colônia Holandesa e professor de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola - Colégio Objetivo de Jaguariaíva. Trabalhou como professor nos cursos de Administração, Direito e Pedagogia das Faculdades FATI e FAJAR, lecionando Comunicação Aplicada à Administração, Lógica Jurídica e Sociologia I e II. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola, com ênfase nas três áreas. Trabalhou como Diretor Geral do Colégio Integração na cidade de Tibagi. Na Faculdades Ponta Grossa, trabalhou como Assessor Pedagógico, sendo responsável pela parte pedagógica da IES bem como de dois Colégios que pertencem à Streski Complexo Educacional - Colégio Ponta Grossa e Colégio Integração - também lecionou no curso de Tecnologia em Radiologia (Comunicação e Técnicas de Oratória). Dentro das Faculdades Ponta Grossa já trabalhou como Coordenador Geral de Gestão Acadêmica e pertenceu ao NDE do curso de Pedagogia, fez parte do grupo que compõe a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição, Comissão Central de Vestibular (CCV), Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), dentre outras funções. Morou fora do país alguns anos, o que fez com que aperfeiçoasse seus conhecimentos na língua espanhola. Experiência com Projetos de Abertura de Colégios, Renovação, Credenciamento e Autorização. Elaborou o pedido de Reconhecimento dos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no Colégio integração, bem como o pedido de Autorização e Reconhecimento do Ensino Médio e Curso Técnico em Enfermagem; deixou em andamento o projeto de pedido de Autorização dos Cursos Técnicos em Administração e Agronegócio para o Colégio. Elaborou o pedido de Credenciamento do Colégio Ponta Grossa; Autorização e Reconhecimento dos cursos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Ponta Grossa, deixou em andamento o pedido de autorização para os Cursos Técnicos em Design de Interiores, Agronegócio e Eletrotécnica. Está elaborando o pedido de autorização para ofertar nos colégios integração em Tibagi e Colégio Ponta Grossa. Experiência com visitas institucionais, de Autorização, Reconhecimento e Credenciamento de cursos pelo MEC. Pesquisas e Dissertação com ênfase em Interdisciplinaridade, podendo oferecer formação e capacitação na área. Pertence ao Grupo de Pesquisa INTERART. Membro do Corpo Editorial da "Texto e Contexto Editora". Atuou como Coordenador do Ensino Fundamental II e Professor no Ensino Médio, no Colégio Integração em Ponta Grossa e Professor Tutor no curso de Licenciatura em Pedagogia na UEPG. Atualmente é Assessor Pedagógico do Grupo Expoente; assessora professores e gestores nos estados da Bahia, Alagoas, Amazonas, Goias, Pará, Tocantins e algumas cidades do Paraná.

Referências

BOCHNIAK, R. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. São Paulo: Loyola, 1992. 147p.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4 ed. Campinas: Papirus, 1999.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2002.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridades: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

GONTIJO, P. Didática para além da didática. In: Ensinar Filosofia: volume 2, organizadores CARVALHO, M, CORNELLI, G. Cuiabá, MT: Central de texto, 2013.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LAURINDO, A. P. Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores. 2017.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Hunter Books, 2011. 208 p.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.

RIBEIRO, R. J. A fortuna aristocrática. Ensaio de filosofia e de política. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p.19-38.

RIBEIRO, R. J. Ética e politica na modernidade. In: Ensinar Filosofia: volume 3, organizadores CARVALHO, M, CORNELLI, G. Cuiabá, MT: Central de texto, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24ª ed., São Paulo, Cortez, 1991, 103 p.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SOUZA, C. S. A “natureza” transdisciplinar da filosofia. In: HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; SOUZA, Cristiano Samir (Orgs.). Transdisciplinaridade e complexidade. Natal, RN: CEFET, 2005, p. 108-131.

Downloads

Publicado

2019-08-03

Como Citar

Laurindo, A. P., & Santos, M. A. P. dos. (2019). A interdisciplinaridade no ensino de filosofia para o ensino médio. Horizontes - Revista De Educação, 7(13), 265–279. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9949

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo