PROPOSTA DE DUAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Palabras clave:
Literatura Infantil, Alfabetização, LudicidadeResumen
Este trabalho apresenta uma proposta de duas aulas com atividades lúdicas de alfabetização e letramento, atendendo os eixos Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta e Produção de Textos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando continuidade às experiências da educação infantil. As atividades elaboram um texto instrucional a partir da contação da história “A folha de papel que queria ser Barquinho”, com escrita e correção de listas de palavras baseadas no livro “A Bota do Bode”, utilizando a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica para o ensino fundamental – anos iniciais (2013), a Base Nacional Curricular (2018) e o aporte teórico de Soares (2020) e Alçada (2021) fundamentam essa proposta. O objetivo do trabalho é contribuir com o trabalho dos professores dos anos iniciais, promovendo um processo de alfabetização de forma lúdica e aliada a literatura e contação de histórias.
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