PROPOSTA DE DUAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores/as

Palabras clave:

Literatura Infantil, Alfabetização, Ludicidade

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de duas aulas com atividades lúdicas de alfabetização e letramento, atendendo os eixos Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta e Produção de Textos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando continuidade às experiências da educação infantil. As atividades elaboram um texto instrucional a partir da contação da história “A folha de papel que queria ser Barquinho”, com escrita e correção de listas de palavras baseadas no livro “A Bota do Bode”, utilizando a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica para o ensino fundamental – anos iniciais (2013), a Base Nacional Curricular (2018) e o aporte teórico de Soares (2020) e Alçada (2021) fundamentam essa proposta. O objetivo do trabalho é contribuir com o trabalho dos professores dos anos iniciais, promovendo um processo de alfabetização de forma lúdica e aliada a literatura e contação de histórias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilian Siqueira e Angelico, UFGD

1Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E-mail: siqueilva@gmail.com.

Edvonete Souza de Alencar, UnB

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB. E-mail: edvonete.s.alencar@hotmail.com

Citas

ALÇADA, I. … [et al]. Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC. Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Brasília, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. A. & PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

LOPES, D. M. C. VIEIRA, G. B. Linguagem, Alfabetização e Letramento: o trabalho pedagógico nos três primeiros anos do Ensino Fundamental e as especificidades da criança. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. UFRN. CONTINUUM. Módulo III–Linguagem, Alfabetização e Letramento. Natal: UFRN-CONTINUUM, 2012.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAIS, J. & KOLINSKY, R. Literacy and cognitive change. In: M. J. Snowling & C. Hul-me (Eds.), The science of reading – A handbook (pp. 188-203). Blackwell Publishing.2013 MUNDO SERELEPE. História Contada/Infantil - A folha de papel que queria ser um barquinho. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QxQjqiTOhFI. Acesso em: Ago. 2023.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

STANOVICH, K. E. Progress in Understanding Reading – Scientific Foundations and New Frontiers. The Guilford Press. 2000.

VASCONCELLOS, C. S. Metodologia dialética em sala de aula. Rev Educ AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 28-55, abr. 1992.

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

Angelico, L. S. e, & Alencar, E. S. de. (2025). PROPOSTA DE DUAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p.19–30. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20608

Número

Sección

ARTIGOS