Temática indígena em escolas urbanas de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16603Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena, Educação Diferenciada, Lei 11.645/2008Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa relativos a dois planos de trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos entre 2016 a 2018. A pesquisa teve como objetivo investigar o tratamento dispensado a alunos e à temática indígena em duas escolas não indígenas do município de Dourados, MS. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foi realizada análise documental, observação participante e entrevistas. Como resultados, verificou que as escolas não têm propostas de educação diferenciada direcionadas às crianças indígenas, tampouco, realizam ações sistemáticas ou efetivas para o tratamento da temática indígena. Desta forma, não cumprem plenamente a Lei 11.645/08, a qual tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena nas escolas, nem atendem aos pressupostos da educação diferenciada para indígenas.
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