Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
Palavras-chave:
Educação Física. Escola. Drogas. Prevenção.Resumo
O consumo de drogas entre os jovens tem aumentado consideravelmente e a escola tem um papel fundamental na prevenção a fim de garantir a saúde física e social dos estudantes. Nesse contexto, as habilidades e competências do Profissional de Educação Física podem coagir significativamente nessa intervenção. Este estudo objetivou analisar a produção científica sobre a contribuição do Profissional de Educação Física no combate as drogas na escola, por meio de uma revisão sistemática de literatura. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS / Medical Literature Analysis and Retrieval System Online - MEDLINE, por meio dos seguintes descritores: drogas, escola, tratamento, educação física, prevenção, infância. A amostra do estudo contou com nove publicações completas disponíveis em formato eletrônico, relacionados às áreas de educação e saúde, sendo a maioria na língua portuguesa. Predominaram-se estudos de caráter quantitativo e qualitativo. Conclui-se que existe uma carência de estudos relacionados às drogas e a disciplina de Educação Física na escola, bem como a importância da prática de atividades físicas na prevenção ao uso de drogas entre adolescentes. É indispensável que os professores de Educação Física promovam hábitos saudáveis entre os estudantes, havendo ainda a necessidade de uma reflexão crítica e construtiva no âmbito educacional para o enfrentamento desta problemática na escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).