A experiência fotográfica “Peles Presentes”: Cor(romper) as linhas abissais

Color (break through) the abyssal lines

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16595

Palavras-chave:

Sociologia da Imagem, linhas abissais, pós-colonialismo

Resumo

Este texto buscar apresentar a experiência do projeto de extensão, intitulado “Exposição Fotográfica Peles Presente”, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados/NEAB/UFGD em conjunto com o curso de Psicologia e com a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras/FACALE da mesma Universidade. A leitura tem fundamento na sociologia da imagem, a partir da abordagem epistemológica do “Sul”, teorização de Boaventura de Sousa Santos. Discute-se como tal experiência imagética de negros e negras que habitam o universo acadêmico, corrompem as configurações essencializadas que desincorpora as memórias, ashistoriografias, os saberes e as existências da negritude, bem como, a fotografia se transforma em silêncios insurgentes que pronunciam enunciados estéticos-imagéticos e corrompem a lógica das linhas abissais da sociedade e do conhecimento cientifico.

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Biografia do Autor

Claudia Cristina Ferreira Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados

Luci Ana Lima Souza, UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFGD,
Técnica de Laboratório da Faculdade de Comunicação,
Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados/FACALE/UFGD

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Carvalho, C. C. F., & Souza, L. A. L. (2022). A experiência fotográfica “Peles Presentes”: Cor(romper) as linhas abissais: Color (break through) the abyssal lines. Horizontes - Revista De Educação, 11(18), 7–25. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16595

Edição

Seção

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL