A experiência fotográfica “Peles Presentes”: Cor(romper) as linhas abissais
Color (break through) the abyssal lines
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16595Palavras-chave:
Sociologia da Imagem, linhas abissais, pós-colonialismoResumo
Este texto buscar apresentar a experiência do projeto de extensão, intitulado “Exposição Fotográfica Peles Presente”, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados/NEAB/UFGD em conjunto com o curso de Psicologia e com a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras/FACALE da mesma Universidade. A leitura tem fundamento na sociologia da imagem, a partir da abordagem epistemológica do “Sul”, teorização de Boaventura de Sousa Santos. Discute-se como tal experiência imagética de negros e negras que habitam o universo acadêmico, corrompem as configurações essencializadas que desincorpora as memórias, ashistoriografias, os saberes e as existências da negritude, bem como, a fotografia se transforma em silêncios insurgentes que pronunciam enunciados estéticos-imagéticos e corrompem a lógica das linhas abissais da sociedade e do conhecimento cientifico.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história. Tradução de Eri a Barbosa. Disponível
em: http://www. ted. com/tal s/lang/ptbr/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_
story. html. s/d. Tradução disponível em: http://www. google. pt/url, 2009.
AMADO, J.; CASANOVA, Pablo González. Colonialismo interno (uma redefinição). BORON,
AA; GONZÁLEZ (Org.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos
Aires: CLACSO, p. 395-420, 2006.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 3ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
CARDOSO, Lourenço. O branco ante a rebeldia do desejo. Curitiba: Appris, 2020.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. 136 p. Revista
Eletrônica Interações Sociais, v. 4, n. 2, p. 131-135, 2020.
CUNHA, Teresa. NeverTrustSindarela: Feminismos, Pós-Colonialismos, Moçambiquee Timor-
Leste. Coimbra: Almedina, 2014.
CUSICANQUI. Silva Rivera. Sociología de La Imagem – Miradas Ch”ixi desde la história
andina. In Revista Buenos Aires: Tinta Limon, 2015.
CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe- Postcolonial Thought AndHistorical Difference.
Princeton: University Press Published by Princeton University Press, 2000.
DIOP, Cheikh. The African Origin of Civilization: Myth or Reality. Chicago: Lawrence Hill
& Co., 1974.
DU BOIS. W.E.B. As Almas do Povo Negro. Tradução Luciano Feijão. São Paulo: Veneta, 2021.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de Mulheres. 3. Edição. Rio de Janeiro: Editora
Malê. 20016.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador:
EDUFBA, 2008.
GORDON. Lewis R. Prefacio in. FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução
de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Editora UFMG: Belo Horizonte,
HOOKS, Bell. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012.
MUDIMBE, Valentin Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento.
Editora Vozes, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo: Para uma nova cultura política. 3ª
edição, Editora Cortez. São Paulo, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a
uma ecologia de saberes. Novos estud. CEBRAP (79). 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império Cognitivo. Editora Almedina. Coimbra/
Portugal 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).