O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121

Keywords:

Autismo. Educação infantil. Levantamento bibliográfico.

Abstract

Verifica-se a partir da existência de instrumentos voltados especificamente para a regularização do atendimento educacional às crianças autistas, que entender como essas crianças estão sendo recebidas na educação infantil é um aspecto chave para a garantia de qualidade da educação. Assim, o artigo tem o objetivo de socializar reflexões de estudos sobre o transtorno do espectro autista na etapa da educação infantil no Brasil.  Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico no banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo). Nesse sentido, teve-se como problema norteador de pesquisa a seguinte questão: Quais as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas sobre o autismo na educação infantil? Diante das análises realizadas nos trabalhos que tratam do autismo na educação infantil conclui-se que as preocupações que a literatura especializada na área traz nas pesquisas baseiam-se na prática pedagógica dos professores e também há uma preocupação com o brincar das crianças com TEA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mary Ane de Souza, Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS (REME)

Mestre em Educação. Coordenadora da REME Dourados-MS

Bruna Maria Souza, Rede de Educação Claretiano

Discente em Pedagogia na Rede de Educação Claretiano

References

ARANDA, Maria Alice de Miranda. A participação como princípio da Gestão Democrática: o debate pós ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 56, p. 266-279, mai. 2014.

BAGAROLLO, Maria Fernanda; RIBEIRO, Vanessa Veis; PANHOCA, Ivone. O brincar de uma criança autista sob a ótica da perspectiva histórico-cultural. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 19, n. 1, p. 107-120, mar. 2013. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382013000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 jan. 2019.

BOSA, Cleonice Alves. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In. BOSA (Orgs.), Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre, Brasil: Artmed. 2002.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

FARIAS, Iara Maria de; MARANHAO, Renata Veloso de Albuquerque; CUNHA, Ana Cristina Barros da. Interação professor-aluno com autismo no contexto da educação inclusiva: análise do padrão de mediação do professor com base na teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (Mediated Learning Experience Theory). Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 14, n. 3, p. 365-384, dez. 2008. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382008000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 jan. 2019.

FAVORETTO, Natalia Caroline; LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin. Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 20, n. 1, p. 103-116, mar. 2014. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382014000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 jan. 2019.

GOMES, Camila Graciella Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves. Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 16, n. 3, p. 375-396, dez. 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382010000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 dez. 2019.

LUCISANO, Renata Valdívia et al. Avaliação do Brincar de Faz de Conta de Pré-Escolares: Revisão Integrativa da Literatura. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 23, n. 2, p. 309-322, jun. 2017. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382017000200309&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 jan. 2019.

PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 19, n. 2, p. 171-178, jun. 2014. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231764312014000200171&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 dez. 2019.

SA, Maria das Graças Carvalho Silva de; SIQUARA, Zelinda Orlandi; CHICON, José Francisco. Representação simbólica e linguagem de uma criança com autismo no ato de brincar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 37, n. 4, p. 355-361, dez. 2015. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892015000400355&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2019.

SANINI, Cláudia; BOSA, Cleonice Alves. Autismo e inclusão na educação infantil: Crenças e autoeficácia da educadora. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 20, n. 3, p. 173-183, set. 2015. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2015000300173&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 jan. 2019.

SANTOS, Michele Araújo; SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Representações sociais de professores sobre o autismo infantil. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 364-372, ago. 2012. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822012000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 jan. 2019.

Published

2020-12-18

How to Cite

Souza, M. A. de, & Souza, B. M. (2020). O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–10. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121

Issue

Section

Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality